Título da redação:

Frutos do sedentarismo

Proposta: As consequências do sedentarismo infantil na atualidade

Redação enviada em 27/09/2017

"O maior erro que o homem pode cometer é sacrificar sua saúde a qualquer outra vantagem", a frase do filósofo alemão Arthur Schopenhauer deixa nítida a importância dos cuidados com a saúde que uma nação deve ter. As consequências do sedentarismo infantil na atualidade reflete essa realidade. Nesse sentido, dois aspectos fazem-se relevantes: O alto índice de obesidade infantil e a crescente dependência tecnológica entre as crianças. Consoante o filósofo Émile Durkheim, a sociedade pode ser comparada a um "corpo biológico" onde ambos possuem partes que interagem entre si. Dessa forma, para que esse organismo seja eficiente e saudável é preciso que todos os seus fragmentos funcionem em harmonia. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, o contínuo aumento do sedentarismo infantil acarreta respectivamente o crescimento dos casos de obesidade. Em consequência, o elevado número de doenças, provenientes do excesso de peso, torna-se evidente entre as crianças, como diabetes, hipertensão arterial e colesterol alto. Haja vista que, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE), apontam que 15% das crianças entre 5 e 9 anos tem obesidade. Segundo a médica Ana Escobar, consultora do programa Bem Estar, os Pais devem ficar alertas quando as crianças preferem estar conectadas a ter um convívio social. Ao seguir essa linha de pensamento, observa-se que a crescente inclusão do público infantil no meio tecnológico fortalece os casos de sedentarismo. Posto que, ao abandonarem brincadeiras que exigem o esforço físico aderem a atividades pobres de estímulo corporal, como jogar vídeo-game ou assistir desenho animado. Tendo como exemplo, os influenciadores digitais "Rezendeevil" e "Felipe Neto", cujo público alvo infantil incentiva milhares de crianças a gastarem seus dias online. Pode-se perceber, portanto, que os frutos do sedentarismo censuram sua erradicação. Em decorrência disso, cabe ao Ministério da Educação em parceria com o terceiro setor, composto por ONG's e Associações, conscientizar a população, por meio de palestras e grupos de discussão, a respeito do sedentarismo infantil e suas consequências na sociedade. Por fim, cumpre ao Ministério da Educação a criação de disciplinas extras, ministradas por um psicologo e um técnico de informática, na grade escolar brasileira, a fim de esclarecer os estudantes sobre o bom uso da tecnologia. Com o intuito de que, no futuro, o fim do sedentarismo infantil não seja utopia, mas uma realidade brasileira.