Título da redação:

A inércia das crianças brasileiras

Tema de redação: As consequências do sedentarismo infantil na atualidade

Redação enviada em 27/04/2017

Um dos princípios da ciência natural, postulado por Isaac Newton, a inércia, afirma que um determinado corpo em movimento tende a se manter em movimento, em contrapartida um corpo parado tende a manter-se parado. Analogamente à essa lei da física, o metabolismo humano quando não exercitado tende a "acostumar-se" a gastar menos energia reduzindo a velocidade das reações metabólicas tornando-se menos ativo. Esta inatividade do metabolismo humano recebe o nome de sedentarismo, o qual provoca inúmeros efeitos deletérios, imediatos e de longo prazo, em crianças e adultos. No Brasil, o crescente aumento de casos de obesidade, depressão e doenças cardíacas em crianças e adolescente, estão intimamente ligados aos hábitos sedentários adotados pelos mesmos. Ressalta-se que a tendência ociosa adotada por essa faixa etária advém da superproteção de alguns pais (que não permitem que os mesmo brinquem nas ruas) e das comodidades promovidas pela tecnologia (o controle remoto que permite a mudança dos canais apenas com o movimento dos dedos). Outrossim, tem-se a influência negativa exercida pelas mídias, as quais, através das propagandas, corroboram com a prática de atividades sedentárias como jogar vídeo game, passar horas em redes sociais e assistir televisão, bem como, influenciam o consumo de alimentos com baixo valor nutricional, o que, segundo a Organização Mundial da Saúde, tende a agravar o estado sedentário. Destarte, é indubitável que a questão do sedentarismo infantil deve ser levada a sério. Dessa forma, para reduzir a ociosidade das crianças brasileiras, faz-se mister que o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, promova ações de conscientização da populações sobre os risco proveniente da falte de atividade física. Além disso, os Conselhos Regionais, Estaduais e Federais de Medicina e de Educação Física devem, em conjunto, promover eventos informativos e de práticas esportivas ao menos uma vez por mês voltado para o público infantil e para os pais. Ademais, as mídias televisivas, seguindo exemplo do Google, devem realizar propagandas com o slogan "Desligue a televisão e faça um exercício" ou "Desligue a televisão e como uma fruta", a cada uma ou duas horas a fim de inspirar a prática da atividade física nas crianças do nosso Brasil.