Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: As consequências do consumismo infantil

Redação enviada em 26/05/2016

Como consequência das Revoluções Industriais, especialmente a segunda e seus modelos de produção, o consumo tornou- se intrínseco a população, sendo assim, fortalecido e propagado para as gerações futuras. O consumo é, sem dúvida, fundamental para a economia, porém o ato de consumir tornou-se banal e passou a invadir o espaço social infantil, uma vez que, as mesmas são mais suscetíveis a qualquer tipo de influência. Atualmente, a maioria dos países adota o sistema econômico capitalista, cujo foco principal é o lucro, agregando ainda mais o consumo exacerbado e sem filtro. Para esse sistema alcançar um público consumidor em grande escala, a publicidade começou a ser bastante valorizada, estando presente nos diversos meios comunicativos, como: Internet, rádio, televisão, entre outros. No entanto, cada vez mais, as crianças estão inseridas nesses meios, sendo essas, um público bem mais vulnerável as propagandas do que os adultos. A persuasão infantil por meios propagandísticos se estabelece de forma mais rápida, fácil e eficaz, devido à falta de discernimento que uma criança possui entre o necessário e o supérfluo. Logo as propagandas de produtos destinadas a esse público, tornaram-se indispensáveis por sites e canais televisivos, tornando-as desequilibradas e despreparadas para serem consumidores conscientes e responsáveis. Apesar da importância para a economia de qualquer país, a publicidade pode ser abusiva, tornando não só os adultos em consumistas, como também, as crianças, que por consequente são bem mais vulneráveis a este tipo de exposição. Tal tipo de publicidade induz a compra de determinado objeto fazendo uso de apelos como, propagandas criativas, caixas chamativas, personagens famosos, brindes entre outros. Fica claro, portanto, que o ato de consumir foi inserido na sociedade a muito tempo, e a publicidade passou a ser fundamental para o consumo existir, porém vem sendo usada de forma abusiva por diversas empresas. O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente já se posicionou sobre o tema discutido, e considera ilegal toda publicidade direcionada a crianças, outros agentes como a escola e a família devem ensinar as crianças sobre consumo consciente e o que realmente é necessário comprar.