Título da redação:

Redação sem título.

Proposta: As consequências do consumismo infantil

Redação enviada em 08/05/2016

O sistema econômico capitalista presente há séculos na sociedade humana com suas diversas fases e respectivas característica desde a idade média até os dias atuais. Durante o século XVII a Inglaterra foi a pioneira no processo de Revolução Industrial, que após alguns anos ira se expandir para outros territórios. Este processo foi fundamental para o desenvolvimento do capitalismo que hoje desenvolveu diversos mecanismo para induzir a população a consumir seus produtos, uma delas são as publicidades infantil que origina diversas consequências psicológicas como financeiras . A atual fase do capitalismo é denominada informacional, caracterizada pelo grande desenvolvimento tecnológico e sua participação no mercado. As indústria e empresas por intermédio destas tecnologia como a internet ampliam suas forma de anunciarem seus produtos, porém atualmente elas vêm voltado suas publicidade para as crianças que são psicologicamente despreparada diante do mercado capitalista, originando um consumidor de seus produtos no futuro. O objetivo dessas publicidades é induzir seus responsáveis ao consumo de suas mercadorias, diante disso os pais acabam sendo vitimas dessa estratégia, podendo até mesmo ser prejudicado financeiramente. Durante a compra de um determinada mercadoria diversos pais são acompanhados por seus filhos, este por sua vez recorda de determinado anúncio infantil induzindo seus pais a substituir um produto com qualidades equivalentes ao anunciado que geralmente são mais caros. Estas ações durante anos pode originar uma sobrecarga financeira gerando stress e dividas. Portanto, diante do que foi observado o capitalismo é um sistema que possui diversas fases e que atualmente desenvolveu mecanismo voltado ao público infantil gerando diversos impactos tanto psicológicos para as crianças e financeiro para os responsáveis. Uma forma de amenizar a atual situação seria se houvesse o incremento de leis que visam a fiscalizar e penalizar empresas e indústrias que dispõem desse tipo de publicidade, reduzindo assim progressivamente suas consequências.