Título da redação:

Redação sem título.

Proposta: As consequências do consumismo infantil

Redação enviada em 02/05/2016

O consumismo é um assunto que está em evidência numa sociedade contemporânea. Ele não só abrange os adultos como também as crianças. Essas últimas necessitam de um maior cuidado, pois ainda não possuem o mesmo discernimento que os adultos. A publicidade voltada para o público infantil é uma das causas do aumento do consumismo das crianças. Os anúncios publicitários têm como finalidade vender seus produtos, e como as crianças ainda estão em fase de crescimento, se aproveitam disso. Logo, é mais fácil convencer uma criança a consumir um produto. O consumismo transforma as crianças em consumidoras. Porém, ser consumidor é um aspecto da vida adulta. Por essa razão, esses seres em formação estão perdendo as suas essências de crianças, ou seja, ocorre um desenvolvimento precoce delas. A criança, ao invés de viver a sua infância de forma plena, como por exemplo, brincando com seus pares, prefere jogos eletrônicos e internet, objetos de consumo, muitos de adultos. Além de se tornar precoce, ela se torna solitária, isto é, sem interação com outras crianças. As crianças acostumadas a consumir tornar-se-ão adultos consumistas. Esse costume será passado de geração em geração, perpetuando o consumismo. Ele consiste em um vício, e se não for combatido, a necessidade de consumir sempre existirá. Logo, o indivíduo nunca estará satisfeito, pois sempre haverá uma necessidade implantada pelos anúncios publicitários. Os pais possuem um papel importante no combate ao consumismo infantil. É preciso que eles desconstruam a ideia de que a felicidade da criança está naquele brinquedo caro. Todavia, essa tarefa é difícil, pois os pais não possuem os mesmos aparatos que a publicidade. Ela, por possuir os meios de persuasão e por saber usá-los, consegue com mais facilidade atrair as crianças e assim, convencê-las.