Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: As consequências do consumismo infantil

Redação enviada em 19/04/2016

Durante a Segunda Guerra Mundial os nazistas utilizavam a publicidade como um meio de persuasão, para fazer com que as pessoas adotassem seus ideais. Atualmente o mesmo ocorre, a mídia abusa de diversas propagandas para disseminar o consumo excessivo. O grande público alvo que vem sendo muito explorado são as crianças, que não possuem senso crítico até os 12 anos, o que as tornam influenciável e consequentemente seus pais, já que a maioria dos produtos é escolhido por elas. As mercadorias coloridas, com personagens famosos, brindes e jogos chamam atenção da garotada para a aquisição, que acarreta várias consequências negativas. Podemos citar a intensificação do bullying, já que aprendem o valor do ter e as que não têm são discriminadas. O aumento da criminalidade infantil, pois as mesmas arranjam um meio de obter aquilo que não podem ou lhes foi negado. Contudo o problema está longe de ser resolvido, a publicidade direcionada a elas aumenta a cada dia mais,pois a criança é a alma do negócio, que consomem em proporções exorbitantes.Podendo se transformar em adultos doentes e irresponsáveis. Portando medidas são necessárias para resolver o impasse. A restrição das propagandas abusivas pela defensoria dos direitos da criança e do adolescente. O MEC em parceria com as escolas poderia realizar a preparação dos professores, para o desenvolvimento de trabalhos que estimulem o consumo consciente. E os pais colocarem limites quanto ao uso da internet e televisão, fazer programas educativos que não envolvam o consumo, pois como cita o filósofo e matemático Pitágoras ‘’ Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens. ’’