Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: As consequências do consumismo infantil

Redação enviada em 18/04/2016

Consumismo. Hábito ou ação de consumir excessivamente, em geral sem necessidade. Hoje, qualquer indivíduo que seja influenciado pela mídia pode ser estimulado a consumir de maneira desenfreada. As crianças, por serem mais vulneráveis à propagandas e mais indefesas, em relação aos adultos, sofrem cada vez mais as consequências do consumismo descontrolado, tornando as mesmas um grande alvo da publicidade. O debate de opiniões acerca do consumo infantil e a propaganda têm ganhado grande destaque recentemente. Para atrair esse público, as empresas utilizam a publicidade e produtos cada vez mais atrativos, beneficiando-se de personagens infantis e vitrines coloridas para criar a vontade da consumação. Essas crianças são manipuladas desde cedo a ter o desejo pelo consumo, basta ter acesso às principais ferramentas do mercado, como a TV e a internet, para presenciar a quantidade de propagandas voltada para as crianças. Infelizmente, o público infantil sofre cada vez mais as consequências relacionadas ao excesso do marketing, como a obesidade infantil. A publicidade voltada para alimentos não saudáveis induzem o consumo excessivo, podendo ser responsável pelo aumento da obesidade em crianças, entre outras consequências, como o individualismo e o distanciamento nas relações familiares. As crianças são suscetíveis a esse mercado consumidor. Por estarem em desenvolvimento, elas são facilmente manipuladas e acabam absorvendo desde cedo a lógica do mercado e do capitalismo. Dessa maneira, a publicidade deve ser controlada e com restrições por meio de leis e normas. Como a criança está em desenvolvimento e em fase de aprendizado, é indispensável conscientizá-la da importância de consumir de maneira responsável. Os pais devem ensinar a criança a ter o entendimento e a postura crítica em relação ao que é transmitido pela mídia. Assim, as crianças conseguirão distinguir o que elas realmente necessitam, dos produtos que são impostos pela sociedade de consumo.