Título da redação:

Redação sem título.

Proposta: As consequências do consumismo infantil

Redação enviada em 16/04/2016

O consumismo é o ato de comprar algo que de fato não é preciso, somente para mostrar status ou por influência social. Tal questão tem origem no século XVII, quando o crescimento industrial causou o desenvolvimento do capitalismo e criou várias ideias consumistas que caracterizam a sociedade atual. O público infantil é um alvo forte quando estes, são influenciados pela publicidade com suas propagandas e produtos atrativos. Entretanto, o consumo exagerado traz sérios problemas ao meio ambiente. Quanto mais se consome, mais se produz e essa produção é feita a partir de recursos naturais que, por sua vez, não são renováveis. Lixo e outros resíduos gerados pelas embalagens e produtos descartados tem causado grandes problemas ambientais, principalmente nos grandes centros urbanos. Contudo, o problema está longe de ser solucionado. As crianças são bombardeadas com propagandas atrativas, muitas vezes exibindo produtos associados a personagens famosos ou que ofereçam brindes. Também, são influenciadas quando um amigo compra tal produto, levando o outro colega a comprar também, com isso, a criança sente a necessidade de comprar a mesma peça porque "todo mundo tem". Desde pequenos, a sociedade nos ensina que possuir é sinônimo de ter poder. Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Os Estados devem, através de propagandas e campanhas, incentivar o consumo consciente, que seria consumir aquilo que realmente é preciso, e o uso de produtos recicláveis e biodegradáveis. O MEC deve instituir palestras ministradas por professores, psicólogos e pedagogos, que discutam esse problema com nossas crianças, para que assim, tenhamos crianças e consequentemente, adultos menos consumistas e mais conscientes. É preciso educar as crianças para que os homens não sejam castigados, já dizia o filósofo Pitágoras.