Título da redação:

Redação sem título.

Proposta: As consequências do consumismo infantil

Redação enviada em 31/03/2017

No contexto social vigente, pode - se afirmar que, o consumismo infantil é mais um dos contratempos que assolam a sociedade contemporânea. Salienta- se que são diversas as consequências relativas a precocidade do público infantil no mercado consumidor, entre elas o fortalecimento da indústria cultural, e a possibilidade de que futuramente haja uma geração de consumidores compulsivos. No limiar do contexto histórico é válido ressaltar as teorias de Adorno sobre a indústria cultural. Para Adorno, a alienação massiva é um meio que através de propagandas tem o poder de induzir os indivíduos ao consumo, mesmo que na supremacia das vezes não haja real necessidade. Se tratando do público infantil a alienação se torna mais fácil, tendo em vista o teor apelativo ao lúdico. Desse modo o "veículo mídiatico" contribui diretamente para a formação de adultos supérfluos e desprovidos de senso de aquisição. É necessário abordar, ainda, que nesse contexto, o psicólogico das crianças tende a ser afetado,pois a partir das ideologias de "necessidade" criadas pela mídia surge a possibilidade de desencadeamento de distúrbios compulsivos, porquanto o indivíduo se sente na obrigação de se incluir em um padrão social ilusório. Evidência-se, portanto, que são preocupantes as consequências do consumismo infantil. Dessa forma é função do governo juntamente com o poder legislativo a criação de leis mais rigorosas em relação a publicidade direcionada ao público infantil. Faz-se necessário também que a escola em parceira com o corpo docente reforcem e melhorem as aulas de sociologia, visando auxiliar no desenvolvimento reflexivo dos futuros consumidores, pois já dizia Immanuel Kant: " O homem é aquilo que a educação faz dele".