Título da redação:

Mídia persuasiva e sociedade maleável

Proposta: As consequências do consumismo infantil

Redação enviada em 21/08/2016

Na contemporaneidade,tem muito se discutido acerca do consumismo infantil e suas heranças que vão deixar no futuro.Anteriormente, é importante ressaltar que nos anos de 1930, nos EUA, nascia um sistema político econômico, denominado keynesianismo,que tinha por base educar uma classe consumidora mais jovens, para levar à ancensão o “american way of life”(modo de vida americana).Imediatamente, esse modelou passou a ser usado de forma abusiva pela sociedade, causando danos severos a população. Nesse contexto, as propagandas televisivas e anúncios publicitários chamativos,e com poderes persuasivos tem por base incentivar o público infantil a compra, uma vez, que os mesmo ainda estão em processo de formação, inserindo-se nessa sociedade capitalista, desde de cedo tendendo a se tornarem consumidores fiéis e ativos no futuro. Além disso, o consumismo não se identifica somente pelo ato da compra de produtos,mas também pelo uso exacerbado dos tais,como computadores,televisores,celulares e entre outros.Segundo a OMS, em 2014,20% das crianças acima do peso normal, foi observado que ficam mais de quatro horas frente as telas.O sociólogo Émile Durkhein, tem uma linha de pensamento denominada fato social, na qual,é uma maneira coletiva de agir,pensar, dotada de exterioridade,generalidade e coercitivadade.Esse pensamento pode ser encaixado no consumismo infantil,uma vez,que as crianças que vivem em uma família consumista, tende a adota esse habito. Dessa maneira, fica claro perceber que a necessidade de medidas urgentes para reverter esse quadro de consumismo infantil.O governo,deve controlar as campanhas publicitárias que visam o público infantil, com o aprimoramento da lei vigente assumindo uma postura mais severa.A mídia em conjunto com ONGs deve incentivar programas de que conscientizem a população sobre a importância da atividade física, para reduzir drasticamente o números de obesos no país.