Título da redação:

Mercado Mirim

Proposta: As consequências do consumismo infantil

Redação enviada em 18/04/2016

A livre concorrência econômica, na atual globalização necessita obter o maior lucro possível, sendo que tal meta é alcançada através do consumismo cada vez mais exacerbado. Há uma disputa grandiosa para ser a maior corporação na persuasão psicológica dos cidadãos, já que é a mente humana que decidirá comprar ou não um produto. Utilizam-se nesse processo agências publicitárias e marqueteiras, mídias e pesquisas, uma vez que assim poderão criar propagandas e frases de efeito bem elaboradas com impacto para atingir o convencimento do homem. Existe ainda um alvo maior que é o público infantil, pois os seus responsáveis a cada dia compram mais os bens que elas desejam para lhes deixarem felizes. Consomem-se roupas, sapatos, acessórios, alimentos e brinquedos que possam substituir afeto, carinho e atenção, pois o mercado de trabalho capitalista competitivo e exigente não permite uma convivência maior de responsáveis e suas crianças. É um caso claríssimo de sentimentos mentais como culpa, tristeza e angústia encontrando alívio na aquisição de produtos. Esse contexto permite que a parcela mais jovem da população e seus tutores entendam que necessitam fazer sempre mais compras. Crianças são atraídas por cores e formatos chamativos dos bens, pelas vantagens de se ganharem prêmios e jogos, pelos personagens midiáticos que elas idolatram. Entretanto em muitos casos, seja por parte delas ou dos adultos, se adquire algo simplesmente pela motivação de autoafirmação financeira, ou seja, serem superiores perante algum indivíduo ou pelo menos não serem inferiores e demonstrarem que também possuem capital no mesmo patamar. Sendo esses fatos conhecidos pelas empresas e, portanto virando suas estratégias atrativas. As legislações, secretarias e ministérios que zelam pelas integridades físicas, sentimentais e mentais das crianças deve regulamentar a forma como anúncios e comerciais penetram em seus respectivos cérebros e dos adultos também, logo podem instigar que paz, felicidade e plenitude vêm através do ato de consumir. Os responsáveis precisam compreender e ensinar as crianças que tempo, amor, união e boas atitudes é que trazem contentamento e estabilidade psicológica constante e verídica.