Título da redação:

"Mãe, eu quero aquele brinquedo do comercial, compra pra mim?"

Tema de redação: As consequências do consumismo infantil

Redação enviada em 21/04/2016

Existe um conceito, a tábula rasa- expressão que foi usada por Aristóteles, para indicar uma condição onde a consciência é desprovida de conhecimento-, que se aplica ao processo de formação da capacidade refletora de um indivíduo, em que ocorre na fase infantil. Tal tese assemelha-se ao princípio de “macaco vê, macaco faz”, uma analogia que se refere ao processo de formação de caráter da criança, na qual imita o que é visto, criando determinado hábito. E o consumismo infantil tem influenciado de maneira negativa na formação do caráter da criança e na sua saúde. Em primeira analise, observa-se o rápido e fácil acesso aos meios de comunicações que são utilizados por pessoas de todas as faixas etárias, principalmente crianças. Estes têm influenciado às crianças a consumirem, através de comerciais voltados a elas. Essas propagandas induzem-nas a comprar, indivíduos em que sua capacidade refletora está em fase de construção. Logo, a consequência disto é a insistência aos seus pais para a compra daquele produto, pois de acordo com o principio já dito, ela imita aquilo que vê, ou seja, quando essa vê crianças divertindo-se com determinados brinquedos irá querer ter aquilo. E isto traz graves danos no futuro, como crianças mimadas e fáceis de serem manipuladas. Além disso, o consumismo traz danos à saúde. Ele está ligado diretamente à forma de viver da população, o Brasil, por exemplo, tem cerca de 20% da população acima do peso ideal, e esse número antes da chegada do consumismo era muito menor. Logo, tende que a criança seguirá o mesmo processo, pois ela cria esse hábito dos pais, o de alimentarem-se de alimentos gordurosos, como os servidos em “fast-food”. E esse hábito traz graves prejuízos na saúde delas, pois aumenta as chances de serem obesas, diabéticas, congestionando, ainda mais, o Sistema Único de Saúde, que já se encontra em estado crítico. Contudo, o Congresso Nacional deve criar leis que impeçam comerciais voltados às crianças, pois elas não têm a capacidade de reflexão e essa falta leva a manipulação por partes das empresas. E essas leis devem ser feitas através de uma comissão feita por pessoas ligadas a esse problema, como advogados, filósofos, sociólogos, pedagogos e psicólogos. Outrossim, o Governo deve, através de propagandas em horários de maiores audiências, conscientizar os pais a terem hábitos saudáveis para que isso, também, seja refletido em seus filhos.