Título da redação:

Infantilização do consumo infantil

Proposta: As consequências do consumismo infantil

Redação enviada em 27/04/2016

A evolução do consumo ocorre em função da oferta e demanda de um produto ou serviço. Na antiguidade, houve uma grande demanda por pedras pontiagudas, por exemplo, o que levou a uma maior procura por esses items. Na idade moderna, a revolução industrial resultou em uma grande disponibilidade de produtos movidos a energia elétrica. Atualmente, com a maior quantidade de mulheres no mercado de trabalho, a renda das famílias cresceram, o que motivou a criação de uma indústria com novos produtos voltados exclusivamente para esses novos clientes. Um dos clientes favoritos são as crianças, que são fortemente influenciados pelas propagandas comerciais, principalmente por aquelas provenientes da internet. Ao considerar a criança como um consumidor, esta sofre uma maior exposição a uma diversidade de produtos. Cada produto possui uma publicidade, criada para atrair o maior número de pessoas, em que a criança é o consumidor menos maduro e assim, menos consciente. Ao aproveitar a imaturidade das crianças, a indústria de brinquedos, roupas, e eletrônicos conseguem manter um crescimento elevado, sem necessariamente gerar um ganho na qualidade de vida dessas crianças. Muito pelo contrário, essas crianças não tomam consciência do quanto esse consumo pode ser prejudicial. A criança contemporânea possui mais facilidade em comprar um produto, já que muitas possuem acesso às grandes lojas virtuais disponíveis via internet. Inclusive, muitos pais incentivam a liberdade de consumo, ao entregar o dinheiro à criança, por meio de mesadas, e também ao permitir que estas comprem o que desejam. O problema é que esse tipo de comércio pode facilitar a formação de maus hábitos consumistas na criança, e caso esse hábito não seja reparado, muitas dessas crianças crescerão, tornando-se um adulto com problemas financeiros. Uma solução à redução do consumismo infantil é reduzir a exposição da criança às mídias tecnológicas, como televisão, tablet e computador. Isso pode ser obtido com a maior participação dos pais na vida dos filhos, tais como práticas de esportes, visitas a museus e leituras de livros. Também é importante que a criança seja educada financeiramente, para que esta tenha consuma conscientemente e assim esta entenda os reais motivos por trás de uma propaganda comercial. Quanto mais cedo a criança torna-se consciente das consequências do consumismo infantil, mais equilibrada será a sua vida.