Título da redação:

Consumismo sem exageros

Tema de redação: As consequências do consumismo infantil

Redação enviada em 28/10/2016

Quando se fala em consumismo infantil, para grande parte das pessoas, logo vem à mente imagens de personagens idolatrados pelas crianças. Isso acontece, devido, às inúmeras propagandas que surgem cada vez mais, associando tais figuras públicas com produtos de variadas áreas e chamando a atenção desse público mais jovem e exposto. Alguns países adotaram sistemas que proíbem o uso de artifícios para persuadir crianças a comprar determinado produto, através de seus pais, levando em conta os efeitos que essa exposição pode acarretar futuramente e o quanto as mesmas exercem forte poder de decisão nas compras familiares. O tema é bastante preocupante, pois as crianças, diferentemente dos adultos, ainda não conseguem perceber a malícia presente em determinados aspectos. Um tipo de propaganda bastante divulgada pelos meios de comunicação é aquela que se utiliza do imaginário inocente dos pequenos para convencê-los a adquirir o produto, iludindo-os de uma forma que pode, em casos extremos, traumatizá-los. É necessário que haja uma ação conjunta entre todos os elementos que rodeiam a criança, para que o consumismo infantil não se torne um vilão em seu desenvolvimento emocional e crítico. Família, Estado e empresas precisam perceber que não se deve eliminar os comerciais infantis totalmente, como também deve haver bom senso quanto ao exagero nas frases e ilustrações mostradas. Aos pais, cabe o dever de orientar seus filhos quanto à importância de avaliar a real necessidade de comprar o produto discutido, construindo o caráter de um consumista crítico. Já o Estado, melhor do que simplesmente proibir a circulação destes comerciais, deve propor projetos de conscientização sobre o assunto, através de palestras e grupos de discussão, a fim de chegarem em um acordo e em uma solução que salve a infância dessas crianças.