Título da redação:

Consumismo infantil:culpa dos pais

Tema de redação: As consequências do consumismo infantil

Redação enviada em 30/04/2016

Consumismo refere-se ao modo de vida orientado por uma crescente propensão ao consumo de bens ou serviços,em geral supérfluos,em razão de seu significado simbólico (prazer,felicidade,sucesso), frequentemente atribuídos pelos meios de comunicação de massa. O consumismo na infância induz a criança a uma realidade baseada na aquisição material.Portanto,desde a infância este indivíduo terá uma visão de mundo superficial,valores abstratos como,apreciação do cotidiano e das pessoas,fé,espiritualidade,correm o risco de serem obscurecidos pela vontade de se ter mais uma "roupa de marca". Estatísticas mostram que pessoas mostram que pessoa com vícios consumistas,ao se decepcionarem na vida adulta,são as com maiores tendências a depressão e suicídio,por não conseguirem enxergar o seu valor existencial. Os principais culpados por essa trágica realidade são os pais que,no intuito de agradar ao máximo seus filhos,compram mais do que eles precisariam ter.Essa atitude,na maiorias da vezes,faz com que o filho não aprenda a dar valor ao esforço de seus pais e,por ser tratado com mimos,crescerá sem limites,responsabilidade e disciplina.É verdade que a publicidade infantil age de maneira abusiva com grande frequência,mas se os pais souberem dizer não,vão estar dando o melhor presente para seus filhos: limites. Fica claro,portanto,que as consequências do consumismo infantil é um desastre para a saúde social,intelectual e espiritual do indivíduo e,por consequência,a da própria família.Para combater esse mal do século XXI faz-se necessário:maior fiscalização e rigidez pelos órgãos moderadores da publicidade brasileira,principalmente na televisão ,que é o meio de mídia mais eficaz para este público-alvo e,por parte dos pais,mais atenção,carinho,afeto ,e menos presentes materiais isentos de valores afetivos e morais.