Título da redação:

Consumidores mirins

Proposta: As consequências do consumismo infantil

Redação enviada em 25/04/2016

Vivemos em um país capitalista,em que muitas vezes a margem de lucro se torna mais importante do que a ética e o bom senso.Como visto em propagandas para crianças em que são influenciadas ao consumismo com maior facilidade,já que até os 12 anos de idade não possuem o senso crítico para entender o significado da publicidade. Com isso,se cria uma relação abrangente entre criança e publicidade ,em que elas são bombardeadas por campanhas publicitarias por conteúdos especialmente direcionados a elas.Isso as torna grande consumidores,segundo uma pesquisa da Young e Rubicam as crianças na faixa etária de 0 a 14 anos movimentam 1,3 bilhões de reais por ano(cerca de 0,3% do PIB médio brasileiro) . Devido ao ampla acesso que as crianças tem a informações ,elas são expostas à propagandas de fast-food,são influenciadas por personagens de filmes e desenhos.Sendo a mídia um poderoso instrumento de criação da realidade,,o que gera muitos efeitos que podem ser prejudicial para o seu desenvolvimento. Sendo assim ,é de suma importância que o governo controle alguns tipos de campanhas,pois não são todos os pais que podem comprar tudo que seus filhos desejam.Cabe aos pais controlar o tempo em que seus filhos passam em contato com a mídia.E cabe a mídia pensar mais nos danos que às campanhas podem gerar,antes mesmo de pensar no lucro.