Título da redação:

Consequências da adultização infantil

Proposta: As consequências do consumismo infantil

Redação enviada em 25/04/2016

A publicidade é algo bem marcante nos dias de hoje, vemos diariamente em jornais, revistas e principalmente na televisão propagandas que tentam fazer a nossa cabeça para consumir algo que na maioria das vezes não estamos precisando. O público infantil é o mais atingido quando falamos de publicidade, crianças são alvos frágeis, pois ainda não estão preparadas para interpretar os apelos que lhe são dirigidos de forma crítica. Logo, as crianças encaram isso de forma direta, gerando algumas consequências, já que elas não conseguem discernir o que é conteúdo e o que é propaganda. A ”adultização” da infância é um dos maiores problemas gerado pela publicidade. Tem sido cada vez mais frequente ver crianças tentando se inserir no mundo dos adultos, deixando em ultimo caso as fases que deviam ser vividas na infância. Crianças comprando smartphones, maquiagens, notebooks, vídeo games... E tudo isso pode influenciar na “adultização”, gerando aspectos negativos no futuro. A internet, por exemplo, é um fator que contribui muito para isso, as crianças acabam tendo acesso a conteúdos que não seriam adequados para sua idade, gerando outros tipos de consequências como violência, exploração sexual, gravidez precoce, entre tantos outros problemas. O papel dos pais nesse caso poderia ser uma solução, pois eles precisam mostrar ao filho o que realmente ele precisa de fato, e o que será inútil, eles podem selecionar o que o filho pode ou não assistir. A propaganda pode atrapalhar o crescimento da criança como pode também ajudar. Existem muitos desenhos animados educativos, coisas saudáveis de assistir. O uso de smartphones e notebooks apenas depois de certa idade, uso controlado de vídeo games, conversas dizendo o que é certo e errado, são todas medidas que podem ser tomadas para amenizar as consequências da publicidade infantil. É função dos pais ter esse controle e orientar seus filhos para que eles possam ser pessoas melhores.