Título da redação:

Como a influência da mídia desencadeia o consumismo infantil

Proposta: As consequências do consumismo infantil

Redação enviada em 06/07/2016

Pode-se afirmar que o consumismo infantil é um problema a ser debatido pois a cada geração que passa as pessoas consumem mais e de maneira mais compulsiva e as crianças não estão isentas disso. A mídia é uma grande, senão a maior, parceira do consumismo infantil já que é através dela que as crianças têm acesso à propagandas e programas que influenciam a compra de roupas, brinquedos, sapatos, eletrônicos e lanches, e as crianças podem ser facilmente influenciadas. Em consequência disso as crianças querem se vestir como tal personagem, comer tal lanche que vem com brinquedo e comprar um tablet ou celular para baixar tal jogo e quem decide se os filhos vão ou não ter todas essas coisas são os pais, e muitas vezes eles dão tudo o que os filhos pedem porque acreditam que assim estarão fazendo seus filhos felizes. É por mais que os filhos fiquem felizes eles também ficam iludidos, pensando que sempre ganharão tudo o que quiserem sem esforço e quando realmente precisarem lutar por algo não conseguirão, pois foram criados ganhando tudo o que queriam. Mas é claro que um brinquedo ou uma roupa que a criança pediu ocasionalmente não tem problema, o problema é quando os pais dão tudo aos filhos, estes merecendo ou não. Logo conclui-se que para frear o consumismo infantil é necessário reduzir a influência da mídia e principalmente conscientizar os adultos das consequências do consumismo nas crianças.