Título da redação:

Brincadeira de adulto.

Tema de redação: As consequências do consumismo infantil

Redação enviada em 14/06/2016

A publicidade é o principal mecanismo do mercado para influenciar o público infantil. Em virtude da influência dos pais, e do amplo acesso as mídias eletrônicas, como celular, TV e internet, as crianças são bombardeadas por propagandas coloridas, interessantes e convidativas, que muitas vezes as incentivam a criar um hábito consumista desde muito cedo. Mas não se pode tampar os olhos para as consequências que esse consumismo precoce pode trazer as crianças. As propagandas de alimentos industrializados,são coloridas e oferecem brinquedos de brinde como nos fast foods, que acabam estimulando o consumo descomedido e agrava o aumento dos índices de obesidade infantil, um fator preocupante que segue em um ritmo assustador e já atingiu 15% da população infantil brasileira. Na TV, assim como nas ruas, encontramos crianças com roupas, acessórios e atitudes de adultos. A adultização precoce das crianças, acontecem por pressão dos meios de comunicações que incentivam o consumo infantil, pois nos dias de hoje, a mídia não retrata crianças ingênuas que brincam e são infantis, retratam a criança como uma menina-mulher, e os pequenos acabam querendo imitar o que está sendo veiculado nos meios de comunicação em massa.A infância está indo embora cada vez mais rápido e crianças entram no mundo adulto, mesmo sem estarem preparados para essa transição. Por tanto é fundamental que haja propostas sociais a fim de estabelecer a regulamentação da publicidade infantil no Brasil. Ademais é necessária uma atuação ativa dos pais na educação consumista de seus filhos, atividades como estimular o consumo consciente, avaliando, junto com a criança, o quanto aquilo é necessário naquele momento e estabelecendo limites.