Título da redação:

A verdade por trás de um simples 'querer'

Tema de redação: As consequências do consumismo infantil

Redação enviada em 25/07/2016

Com a implantação e a solidificação do Capitalismo - sistema econômico que objetiva o lucro -, a incessante busca por um público que atinja os pré-requisitos necessários para ser um consumidor em potencial tem se tornado alvo de empresas de publicidade e propaganda. A fim de alcançar consumidores facilmente influenciados, estas empresas passaram a mirar a comunidade infantil. O resultado é uma geração cega pelo consumismo imposto pelo desejo de 'querer mais e mais', cujas consequências ultrapassam valores e atingem sérios níveis psicológicos. Diante de um panorama imposto que dita que 'ter é ser', as crianças, ainda com mentalidade em formação, criam em seu subconsciente o desejo de ter mais. Mais brinquedos, mais roupas, mais aparelhos tecnológicos. A vontade passa a ser necessidade e é justamente nesse ponto que a problematização se faz sentida. Afinal, quantas propagandas são apresentadas, dia após dia, mostrando os mais modernos aportes tecnológicos? Até mesmo empresas de Fast-food utilizam meios que chamam a atenção dessa comunidade por meio daquilo que faz parte dela: os brinquedos. É válido ressaltar que, na maioria das vezes, a verdadeira influência do consumismo está presente no ambiente domiciliar, com pais fortemente consumistas que não enxergam a problemática que os rodeia. Em consequência desse consumismo disfarçado de necessidade, essa geração sofre repercussões negativas, principalmente no que diz respeito a formação de sua identidade e sua saúde, mental e física. Um exemplo é a Oniomania, distúrbio que pode acometer as crianças e é caracterizado pelo consumismo compulsivo escondido em um alívio que só é encontrado ao comprar algo. O próprio Bullying é outra consequência sofrida por essa geração, já que aqueles que possuem mais tentam atingir os menos favorecidos por meio do seu poder aquisitivo. Atrelada ao sedentarismo e a forte influência que as empresas de alimento possuem, a obesidade infantil atua como fruto negativo sofrido por uma grande parcela da comunidade infantil. Uma outra consequência, muitas vezes esquecida, é o acumulo de lixo que prejudica o meio ambiente - causado pela produção em massa realizada pelo sistema a fim de atingir a demanda necessária e imposta para a sociedade. Dessa forma, medidas precisam ser tomadas a fim de ensinar ao público infantil a diferença entre 'querer' e 'precisar', bem como a importância de entender o que é o consumismo exacerbado. Para tanto, é preciso que os pais sejam os principais protagonistas por meio da influência correta e da administração das aquisições desse público. A escola, como grande responsável da educação, deve apresentar, desde o ensino básico, atividades dinâmicas relacionadas ao assunto. O governo deve limitar e organizar o horário e o número de propagandas direcionadas à esse público, bem como fornecer programas de tratamento psicológico juntamente à escola. Seguindo esses planos, será possível educar e ensinar o consumo consciente.