Título da redação:

Espelho,espelho meu,exite alguém com mais "likes" do que eu?

Tema de redação: As consequências da superexposição nas redes sociais

Redação enviada em 07/07/2016

No filme “Tempos Modernos”, Charles Chaplin ilustra a situação dos operários durante o pós-revolução Industrial. Em uma cena do filme, Chaplin se vê dentro de uma máquina, sendo triturado e comido por ela. Analogamente, é possível observar, na atualidade, o homem pós-terceira revolução tecnológica,sendo esmagado pela necessidade de aceitação,sobretudo nas redes sociais,na medida que expõem suas intimidades,fazendo do privado algo público,tudo por uma infindável busca por atenção. Neste contexto, muitos praticam o que Zygman baumant, importante sociólogo do século XX-XXI, chamou de “streep tease pessoal público”, em que tudo se faz em busca de “ likes”,”comentários”e popularidade.Contudo, os indivíduos se esquecem das consequências que superexposição pode suscitar no mundo cibernético. Tudo o que se compartilha ou posta fica sujeito a receber críticas e ofensas, e as informações pessoais nas redes facilitam a execução de crimes, como roubo, pedofilia e exibição de terceiros. A título de exemplo, destaca-se o ocorrido com a atriz jenifer lawrence, que teve suas fotos íntimas divulgadas na internet e acabou virando alvo de piadas e da grande mídia. Assim como ela, muitos outros sofreram, e sofrem,o mesmo tipo de constrangimento frequentemente, consequência de falhas na segurança de alguns sites e da inexistência, muitas vezes, de uma maior avaliação pessoal acerca daquilo que se compartilha no âmbito virtual. Fica evidente, portanto, que a superexposição é perigosa, sendo necessário haver equilíbrio nas redes. Neste sentido, o governo deve a partir de políticas públicas e com ajuda da população, aumentar a fiscalização no meio on-line, visando reprimir a ação de hackers que se aproveitam da dificuldade de alguns sites em manter a segurança dos internautas .Ademais, as escolas como meios formadores de opinião devem, através de palestras, expor aos alunos a necessidade da autopreservação , além de incluir em seu conteúdo programático matérias voltadas a aprendizagem dos direitos humanos, afim de instruir aos jovens ,visando a formação de adultos conscientes acerca da necessidade de moderação no que tange a auto exposição .