Título da redação:

A mesquinhez manifesta e exposta

Tema de redação: As consequências da superexposição nas redes sociais

Redação enviada em 10/05/2016

A Internet é atualmente o principal meio de divulgação e comunicação, sendo seu acesso declarado pela ONU um direito humano. E com a popularização de dispositivos móveis, a propagação de informações tornou-se mais dinâmica e fácil. Dessa forma, as redes sociais, além de um meio social, são expositoras eminentes à medida que as pessoas publicam suas vidas pessoais com facilidade e de qualquer lugar que estejam. Essa superexposição é cada vez mais notória. As pessoas divulgam acontecimentos de suas vidas pessoais, lugares que foram, fotos particulares (etc.) a fim de obterem o reconhecimento do meio social. Segundo Sigmund Freud, pensador do século XIX, os humanos possuem naturalmente um sentimento mesquinho oculto dentro de si mesmos. Analogamente, as redes sociais servem de meio para expressão dessa mesquinhez, isto é, uma exaltação do próprio ego. Por conseguinte, a rede torna-se um ambiente hostil, indivíduos competem para decidirem quem possui uma “vida melhor”. Além disso, publicações impensadas podem acarretar rapidamente em críticos prejuízos devido à facilidade de propagação inerente à rede virtual. Sendo assim, tais publicações podem afetar diretamente a carreira profissional, já que um dos métodos de nomeação de cargos das empresas é a análise do perfil virtual. Outra possível consequência é o linchamento sofrido caso haja a publicação que ofenda outras pessoas ou instituições. Portanto, a Internet é direito de todos, ela é fundamental para a inclusão social e para a integração do indivíduo no globo como ser comunicativo. Contudo, apesar da rede apresentar tal poder de comunicação, a superexposição das pessoas por meio dela é prejudicial. A solução desse problema consiste numa reflexão individual, num primeiro momento e coletiva posteriormente. Então, primeiramente, cada pessoa deve adquirir a consciência de que se deve publicar nas redes sociais somente aquilo que ela diria publicamente. Segundo, o coletivo deve desfazer o ambiente competitivo e hostil que foi criado virtualmente, desse modo, o emissor e receptor da mensagem devem se ajudar mutuamente para criarem um ambiente sociável, harmonioso e construtivo.