Título da Redação: A espetacularização da vida na era do exibicionismo digital

Proposta: As consequências da superexposição nas redes sociais

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


Por volta de mil novecentos e quarenta e cinco explode a Guerra Fria e com esta vem o surgimento da internet, utilizada a princípio para fins militares. Atualmente a web proporciona aos seus usuários redes sociais que supervalorizam o "eu" e o exibicionismos.
A música do Mc Bola, "Ela é top" demonstra em sua letra uma típica garota carioca que registra fotos de suas roupas para postagem nas mídias sociais com o intuito de chamar atenção, deixando claro a necessidade de expor as pessoas o seu cotidiano. Uma pesquisa realizada pela Nielsen estampa que os brasileiros tem o costume de exibir com mais frequência sua vida, o mesmo levantamento aponta que 75% da população utiliza os smartphone para acesso as redes sociais.
A moda do século XXI são as selfies, palavra que denomina o ato de fotografar a si mesmo, estas fotografias são postadas na internet, como uma espécie de diário virtual, o que os desfrutadores dessa tecnologia esquecem é que sua privacidade é totalmente evidenciada, deixando livre a utilização dessas fotos por terceiros.
Vivemos na sociedade do espetáculo digital, na qual é comum o uso diário das redes de comunicação, prática essa que pode causar danos psicológicos caso não se obtenha o retorno dos internautas desejado. Diante a essa temática, o Ministério das Comunicações precisa arremeter campanhas midiáticas a fim de prevenir e conscientizar a população acerca das consequências da superexposição nas redes sociais. Ademais cabe ao Ministério da Saúde promover palestras sobre os transtornos anímicos causados pelas redes sociais.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018