Título da redação:

Redação sem título.

Proposta: Alternativas para o escoamento de produtos no Brasil

Redação enviada em 29/07/2018

No contexto social brasileiro, são relevantes discussões acerca do escoamento de produtos no país devido as suas dificuldades que causam perda de mercadorias e aumento de gastos. Nesse sentido, percebe-se que esse fato afeta o desenvolvimento da nação. Sendo assim, deve-se analisar como a precariedade das rodovias e a dependência do setor rodoviário contribuem para a cristalização da problemática. Em primeira análise, cabe pontuar que a situação de descaso com as estradas brasileiras intensificam o impasse. Isso porque, embora o Governo Federal tenha lançado em 2015 um plano de concessões que inclui melhorias nas rodovias a situação continua difícil para os produtores, pois a infraestrutura logística do país encontra-se em péssimo estado com trechos terrestres totalmente destruídos. Desse modo, todo o investimento Em tecnologia, trato da terra e aumento da produtividade é prejudicado e perde-se ao longo do caminho. À vista disso, percebe-se a necessidade de restauração das vias de transporte de cargas. Não é por acaso, então, que cerca de 60% dos carregamentos são feitos por estradas, de acordo com a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Além disso, nota-se, ainda, que a subordinação ao setor rodoviário também causa a manutenção do problema. Isso decorre do nascimento do agronegócio no sul e sudeste do país. Porém, novas fronteiras agrícolas surgiram na região norte e central, áreas sem infraestrutura de adequação e ligação a capacidade portuária. Nesse cenário, a produção continua enfrentando extensas viagens até serem exportadas. Com isso, os custos logísticos do produtor foram encarecendo. Desta forma, é imprescindível que a pátria usufrua e invista na sua capacidade ferroviária e hidroviária, pois possui uma malha de trilhos Norte-Sul, além de dois mil quilômetros navegáveis no Tocantins e mais de mil quilômetros no Tapajós-Teles Pires. Torna-se evidente, portanto, que o transporte de cargas tem obstáculos. Em razão disso, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em parceria com os governos estaduais deve elaborar um plano de revitalização de estradas, bem como de interligação estratégica entre os modais rodoviários, ferroviários e hidroviários a fim de reduzir os custos e as perdas com longos deslocamentos. Ademais, o Ministério dos Transportes deve restaurar e potencializar postos e ferrovias já existentes, assim como arquitetar novas áreas com capacidade de receber carregamentos. Destarte, gradativamente, a pátria desfrutará de alternativas e qualidades transportadoras.