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Redação sem título.

Proposta: Alternativas para o escoamento de produtos no Brasil

Redação enviada em 19/07/2018

"Se queres prever o futuro estuda o passado". A ideia de Confúcio evidencia a reação em cadeia do deficit rodoviário que o Brasil vem acumulando sem significativas mudanças, desde o seu surgimento na Revolução Industrial ,em 1930, no governo Vargas. Por sua vez, originando grandes falhas e precariedades que ,dessa forma, afetou no transporte de produtos que, em sua maioria, usufruem desse meio de locomoção. Logo, torna-se importante a atuação dos devidos agentes para solucionar essa problemática. Inicialmente, tal fato é corroborado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, que ,segundo essa organização, o custo do escoamento do Brasil é quatro vezes maior que o dos Estados Unidos. Todavia, é primordial que o estado brasileiro por meio de investimentos governamentais alcance os dados satisfatórios de países desenvolvidos como os EUA, dado que o estado brasileiro é um dos países com a maior matriz rodoviária, para que, assim, o alto custo com combustível, congestionamento e buracos que acarretam acidentes e prejuízos com produtos transportados sejam amenizados. Outrossim, destaca-se que as estradas mal planejadas geram viagens cansativas e mais demoradas aos caminhoneiros, o que propicia em superprodução e pouco escoamento do produto ,em vista que o tempo de produção é extremamente menor que o de distribuição. À vista disso, os grandes empresários devem perceber a real importância de parcerias com agentes do governo, visando conjuntamente usufruir dos outros meios de transporte pouco visado, posto que vias mal formuladas dão prejuízos para a economia. Nesse viés,devido à ineficiência das instituições políticas-legislativas em formular mecanismos de controle social específico a essa realidade, é notória a necessidade de medidas mais eficazes. Assim,compete à Secretaria de Transporte, em parceria com empresas privadas, investir na reforma do asfalto das rodovias e na construção de vias duplas, afim de que o fluxo de caminhões e carros seja satisfatório, visto que, de acordo com o estudo do núcleo Real Estate"O Brasil precisa investir um trilhão de reais em infraestrutura de transportes até 2030 para se esquipar ao padrão de países como Rússia e Austrália". Ademais, a utilização do transporte dutoviário que transporta grande quantidade de carga por longas distâncias e que pode funcionar até 24 horas por dia. Com isso, amenizando o fluxo de produtos e veículos nas rodovias e dessa maneira, mitigando o alto índice de acidentes de trânsitos e das longas viagens devido aos engarrafamentos e a péssima qualidade do asfalto.