Título da redação:

Melhorias no escoamento de produção no Brasil

Tema de redação: Alternativas para o escoamento de produtos no Brasil

Redação enviada em 12/07/2018

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, 58% da movimentação de cargas no Brasil são feitos pelas rodovias, quando o ideal seria 30%. É o mesmo aproveitamento que deveria ser feito das hidrovias, que hoje respondem por apenas 13%. As ferrovias deveriam ser a principal modalidade utilizada para esse tipo de frete, passando sua capacidade de 25% para 35%.Destarde observa-se essa desordem para escoar safra.Essa irresponsabilidade pode ser vista pelo desgoverno na infraestrutura de transportes, ou seja ,mau uso de rodovias e falta de investimento em ferrovias e hidrovias ,que origina prejuízos na produção e impedem o crescimento do agronegócio Brasileiro. Por isso,é necessário visar e repensar os meios de infraestrutura de transportes no Brasil. Em primeiro plano , é urgente ressaltar ,que "Somos o país que mais tem crescido na produção de alimentos"segundo a presidente da CNA, nesse sentido toda atenção é necessária para visualizar as dificuldades dessa questão. As rodovias são os principais meios de escoamento das safras, entretanto as dificuldades de efetuação da carga se encontram em especial nesse meio, principalmente pelas condições precárias, como pouquíssimos trechos de vias duplicadas , que na maioria das vezes pode acarretar acidentes, perdas de materiais e pro consequências da ocasião até roubos e furtos. Temos as BRs 163,263 e 267 (que interligam o Mato Grosso do Sul com o Panamá)"como exemplo" onde a o grande percentual de perda de produtos nessas árias . Nesse sentido, a ultilização de outros meios de transportação é urgente, pois, os meios rodoviários possuem menor capacidade de armazenamento de carga e grandes distâncias a precorerem consumindo assim mais combustível e prejudicando a produção. Meios como ferrovias deveriam ser mais exploradas em nossas logísticas para transportação ,de modo , que o armazenamento de carga e superior aos de caminhões e podemos transporta até 100 vagões de safra ,além de serem mais rápidos e consumirem menos combustível. A reutilização de Hidrovias é um termo recorrente ,a ultilização delas modificou a forma de o país vizinho exportar. “Quando Paranaguá proibiu exportar soja transgênica (em 2003), o Paraguai precisou mudar a sua forma de enviar os grãos para fora. O desenvolvimento de 50 anos das hidrovias aconteceu em 10 anos”,diz o diretor comercial da South American River Company (Sarcom), Javier Gimenez. Desta forma os disavenças com o escoamento no meio de transporte devem se abrasar. Em virtude do que foi apresentado, providências são necessárias para mitigar o problema. Universidades de cada estado devem realizar pesquisas para distinguir quais trechos das vias estão precárias no Brasil, essas pesquisas devem ser direcionadas para o governo executivo" prefeitos e governadores" os governantes e administradores devem passar a gestão para Iniciantes Privadas ,para ocorrer o processo de privatização das estradas,"os pedágios"Assim ,as estradas e rodovias ficaram preservadas e serão de bom uso para escoar os produtos. Outros projetos que devem entra em vigor é a recuperação e reutilização de ferrovias e hidrovias para que haja o melhor desempenho na transportação, prefeitos devem mandar engenheiros hábils escolhidos pela qualidade de suas antigas tarefas e equipamentos capacitados de Base Industrial ,de maneira que melhore a infraestrutura de Ferrovias e aumente a exportação em hidrovias ,dessa maneira terá terminação dessa desordem de transportação é perda de produtos e o Brasil crescerá mais no agronegócio.