Título da redação:

Logística do escoamento: um desafio ao crescimento econômico

Proposta: Alternativas para o escoamento de produtos no Brasil

Redação enviada em 29/09/2018

A precariedade dos sistema de escoamento de produtos ,no Brasil, é um retrato do desgoverno.Certamente, a opção majoritária por transportes individuais rodoviários retrata a falta de planejamento governamental.Como pressupostos argumentativos ,percebe-se a falta de investimentos na diversificação dos modais de transportes( ferrovias e hidrovias) e na infraestrutura urbana,assim como a baixa aplicação de recursos na manutenção dos meios de transportes já existentes.Desse modo, a falta de logística de transporte de mercadorias é um obstáculo a expansão do agronegócio no país. Do ponto de vista político observa-se, a baixa aplicação de investimentos na ampliação de alternativas para o escoamentos de produtos .Nesse cenário, a criação de projetos de ampliação da malha ferroviária,bem como a ampliação da infraestrutura urbana promoveria uma melhor qualidade e celeridade na logística de deslocamento.Além disso, reduziria a emissão de poluente ambientais oriundos da combustão dos automóveis,caso contrário,perpetuaria-se a crescente crise de mobilidade urbana no país.Dessa maneira,Estados Democráticos de direito devem estar sintonizados com a interiorização do desenvolvimento. Ademais,nos moldes de uma economia macrorreguladora, fica caracterizado a baixa aplicação de recursos do orçamento público na manutenção dos meios de transportes já existentes.Nessa perspectiva,investir na melhoria da qualidade de infraestrutura das rodovias associado a diversificação dos meios de deslocamento dos produtos possibilitaria um maior desenvolvimento econômico do país, e a redução dos custos com transportes de mercadorias favoreceria a competição dos produtos brasileiros no mercado internacional,caso contrario , a dependência de um único setor, o rodoviário,fragilizaria a economia do país,com a greve dos caminhoneiros ocorrida atualmente,ficou explícito que os produtos brasileiros são reféns do transporte rodoviário. Em suma,a circulação urbana deve representar a lógica da diversidade.Não restam dúvidas de que, alternativas para o escoamento de produtos ,no Brasil, deve fazer parte da agenda governamental nos próximos anos.Como encaminhamentos propositivos, exige-se a elaboração de investimentos em alternativas de deslocamento no espaço urbano ( elevados,túneis,pontes),assim como a criação de amplas malhas ferroviárias e hidroviárias para o transporte de mercadorias mediante parcerias público- privadas com isenções fiscais aos agricultores que auxiliarem na ampliação dos modais e a aplicação de recursos na manutenção das rodovias via orçamento público.