Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Alternativas de combate à violência infantil no Brasil

Redação enviada em 01/05/2017

Em todos os seus aspectos, a violência nunca se apresenta como solucionador de problemas. Partindo desse pressuposto, quando praticada no âmbito familiar pode demonstrar despreparo por parte daqueles que deveriam ser provedores de educação e coparticipadores na formação do caráter de seus filhos, transformando-se em um revés cujos desdobramentos devem ser contidos. Dentre suas formas, a agressão física é a mais utilizada, de acordo com dados do relatório Violência letal que enfatizam a necessidade de se reavaliar as atitudes dos pais, cujas práticas, em sua maioria, são herdadas de seus progenitores e transmitidas com o passar das gerações, mesmo sem comprovações de que sejam eficientes enquanto recurso disciplinador, inclusive podendo causar o efeito contrário. As consequências vão além de marcas deixadas na pele: se estendem ao plano social por meio de condutas inadequadas que aumentam a violência urbana, já que o indivíduo, ainda que inconscientemente, passa a utilizar das mesmas práticas as quais foi submetido para resolver conflitos externos, perpetuando a atitude ao longo da sociedade. Ademais, contribuindo para que o problema permaneça latente no país está o fato de que as vítimas têm medo de denunciar ou ainda não estão em idade suficiente para serem capazes de fazê-lo, dependendo assim de ajuda externa e tornando mais difícil o controle da situação, levando em conta que a violência doméstica ainda é tratada como assunto privado e tolerada pela sociedade. Portanto, afim de resolver esse impasse, é preciso que se intensifique a fiscalização baseando-se na lei que protege as crianças e adolescentes vítimas de agressões por intermédio do incentivo as denúncias anônimas, com ajuda do Governo Federal que deve iniciar uma campanha na televisão encorajando o procedimento. Os pais devem ser orientados por meio de palestras promovidas pelo Governo Estadual e Municipal em parceria com diretores das escolas que cederão os locais para que os encontros ocorram. Nessas ocasiões a colaboração de pedagogos e psicólogos torna-se necessária para que eles sejam informados e debatam sobre suas dificuldades para lidar com seus filhos e obtenham a ajuda necessária para que desempenhem seu papel da melhor forma possível .