Título da Redação: Violência urbana: uma questão de seguridade social e manutenção de direitos

Proposta: A violência urbana no Brasil

Redação enviada há 10 meses por Lorrany Alves


A violência urbana certamente é uma das problemáticas mais simbólicas vivenciadas na contemporaneidade. Essa é uma questão de segurança pública, que afeta diretamente ou indiretamente a vida das sociedades. Nesse sentido, vários fatores contribuem para a manutenção e favorecimento dessa realidade, como a desigualdade social, exclusão socioeconômica, invisibilidade humana e o tráfico de drogas.
Em primeira análise, cabe pontuar que no Brasil foram registrados mais de 38 mil mortes violentas nos noves primeiros meses do ano de 2018, segundo dados do Mapa da Violência. Tais fatos mostra a multiplicação de um cenário e oportunidades de indivíduos e grupos que tentam impor a criminalidade gerando assim a violência. O crescente aumento nas taxas de homicídios mostra que há uma fragilização da legitimidade das instituições democráticas, haja vista a falta de políticas de prevenção que garantam o mínimo de segurança é faça com que aqueles que estão em vulnerabilidade social, encontrem no crime uma forma de sobrevivência.
Somando a isso, o país possui uma história na qual a violência está inserida e enraizada na sociedade. Desde os anos 80, observa-se o crescimento da delinquência nas urbes do Brasil em decorrência do crescimento desordenado das cidades e a falta do acompanhamento da infraestrutura em segurança pública e no assistencialismo social, assim, reproduzindo nos dias atuais a insegurança, pobreza, segregação e desigualdade sociais e de direitos, o que leva a violência urbana. Logo, a reparação na seguridade social está diretamente relacionada ao bem-estar próprio daqueles que não possuem meios para alcançá-la.
Portanto, é imprescindível o empenho Governamental do Ministério de Segurança Pública aliada ao Ministério da Educação, uma vez que ambos possuem papéis indispensáveis nas relações sociais e da seguridade no país. Desse modo, é fundamental a criação de projetos que visem políticas consistentes, para isso, é preciso, investimentos em justiças sociais e igualdades de direitos, para que haja o oferecimento de uma educação de qualidade para que aqueles que se encontra em situação de vulnerabilidade, assim podendo encontrar novas oportunidades. Ademais, o aumento e reformulação operacionais com a qualificação de mais agentes em segurança pública, além de investimentos em infraestrutura tanto prisional para a reinserção do criminoso na sociedade, como em meios de garantir mais segurança ao espaço urbano.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018