Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A valorização da cultura nacional na formação da identidade contemporânea

Redação enviada em 30/12/2015

O processo de formação da identidade cultural da sociedade está basicamente vinculado a sua origem, e ,em se tratando de países colonizados, torna-se difícil compreensão devido a gama de influencias que a nação obteve de diferentes etnias, tribos e nações, principalmente aqui no Brasil. O Brasil em sua origem foi influenciado de forma majoritária de três etnias: europeia (colonos portugueses); indígena e africana. Importante salientar aqui a influencia de outras nações devido ao processo migratório, muito frequente na época da República das Espadas e Republica Oligárquica. Através desta ótica verifica-se na população brasileira uma mestiçagem étnica e cultural. O grande problema na formação da identidade cultural no Brasil está na ignorância, por parte dos formadores de opinião (intelectuais da época), sobre os aspectos culturais das comunidades ditas na época “inferiores” - indígena e africana. Destaca-se que grande parte dos letrados da época estudavam em universidades europeias, portanto adquiriram de formação majoritariamente rica em cultura europeia e pobre sobre as outras comunidades e etnias brasileiras. È importante salientar que esse processo de formação da nossa massa de intelectuais se prolongou durante um longo período, desencadeando assim, uma nação sem uma definição muito clara sobre as suas raízes culturais. Neste aspecto é importante que o Governo Federal, através do Ministério da Educação, fomente nas Universidades Públicas e Privadas, principalmente nos cursos de licenciatura em Letras e História, pesquisas científicas de cunho histórico-cultural sobre a origem e formação das comunidades indígenas e africanas existentes no Brasil a fim de aprofundar o conhecimento de nossos futuros professores de Literatura e História, e, em futuro próximo que esse conhecimento o processo de formação cultural seja multiplicado através da atuação destes profissionais no Ensino Médio.