Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A urgência de valores éticos na contemporaneidade brasileira

Redação enviada em 16/05/2018

No Brasil, contemporaneamente, vive-se uma desvirtude dos valores éticos morais que norteiam a sociedade. Certamente, esta conduta social espelha-se em costumes e culturas dos séculos passados, onde o conjunto de normas e princípios baseavam - se na exploração da riqueza e trabalho, além de uma extrema individualização, heranças deixadas ao Brasil Colônia, evidenciando, dessa forma, a necessidade de debates dos princípios éticos na atualidade. De acordo com o filósofo Immanuel Kant – dignidade moral tem como primeira característica o desinteresse – desinteresse esse baseado na boa vontade, na melhor forma de convivência, na igualdade social e na moralidade, analogamente, hoje, o interesse individual caminha rumo a banalização do errado, o qual acabam servindo de meios imorais para alcançarem objetivos morais, tal como os escândalos de corrupção ativa e passiva ocorridos no país, descobertos, por meio da operação Lava-Jato, a qual revelou a falta de cidadania dos políticos brasileiros. Indubitavelmente, uma vez que, os valores sociais vão se perdendo, o resultado é a trivialização das condutas probas, trazendo, como consequência o aumento das micro corrupções, por exemplo: sonegações e piratarias, sendo assim, facilitado pela falta de punição judicial, evidenciando dessa maneira, a urgente necessidade da reflexão ética. Todavia, a filosofia que traz o ensinamento a respeito dos questionamentos e refletem a construção do pensamento justo, vem aos poucos perdendo o seu lugar na grade curricular das escolas, limitando a parcela futura da sociedade, os jovens, a aprenderem a questionar, e analisarem as condutas do dia- a- dia. Fica clara, portanto, a necessidade da resolução desse impasse. O Governo Federal, por intermédio do Ministério da Educação deve fomentar palestras e debates nos colégios com o tema: a ética na sociedade contemporânea, além de aumentar a carga horária curricular das matérias de filosofia e sociologia, que ensinam os direitos civis e políticos das pessoas na comunidade, e desse modo construir valores fundamentais para uma sociedade mais justa.