Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A relevância de uma infância saudável na formação do cidadão brasileiro

Redação enviada em 16/01/2019

Da Antiguidade Clássica, Pitágoras relegou a frase: “Eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.” Essa frase demonstra o quanto é importante dedicar atenção a esta fase de desenvolvimento social do indivíduo. No Brasil, a publicação “Cenário da infância e adolescência no Brasil – 2018”, da Fundação Abrinq, apresenta informações alarmantes referentes a saúde, bem-estar e educação. A análise dos dados demonstra a necessidade de melhorias das condições básicas de vida das crianças e de sua educação. Inicialmente, para garantir o crescimento saudável das crianças, é indispensável assegurar-lhes condições básicas de desenvolvimento e saúde. Contudo, no país, os índices – ainda conforme a publicação da Fundação Abrinq – apontam que, apesar da melhoria em comparação a anos passados, ainda há uma série de problemas a serem sanados. Existe ainda, no país, um alto índice de crianças subnutridas (cerca de 4%) e uma alta taxa de mortalidade na infância (aproximadamente 15%), além de dificuldades de acesso à água e falta de saneamento. Sem condições mínimas de alimentação e saúde não é possível garantir uma boa formação às crianças. Posteriormente, considerando que os problemas já apresentados foram ao menos amortizados, é necessário dedicar cuidados à educação das crianças. O momento mais crítico da formação se dá na primeira infância (entre 0 e 5 anos), quando ocorre a formação do caráter cognitivo e demais habilidades necessárias ao progresso escolar e desenvolvimento social. Os problemas que se apresentam neste quadro, no Brasil, são a falta de estruturação familiar e problemas relacionados às creches e escolas, principalmente as públicas, como falta de vagas, de profissionais, de água, de eletricidade ou de merenda. Considerando tais aspectos, conclui-se que é indispensável investir na educação escolar em todos os âmbitos. Os responsáveis pelas crianças devem ter consciência de que são modelos para elas e agir como espelhos do que esperam ver no futuro. Devem, ainda, ser participativos na vida escolar e nos demais ambientes onde a criança se desenvolve e socializa para poderem dar suporte ao desenvolvimento das crianças, visando garantir uma formação cognitiva emocional saudável e equilibrada.