Título da redação:

Redação sem título.

Proposta: A relevância de uma infância saudável na formação do cidadão brasileiro

Redação enviada em 18/10/2018

A história do brasil é diretamente ligada a sucessivas medidas que provocaram grandes desigualdades. Isso, além de problemas econômicos gerou um descaso socioeducativo com a primeira infância. Percebe-se, no país, a falta de um planejamento visando a formação do cidadão – em especial nas primeiras idades – e que apesar das mudanças tecnológicas vivida nos últimos 40 anos pouco foi pensado de uma forma a estimular o crescimento intelectual dos mais jovens. Em primeiro lugar, nota-se como valores e experiencias obtidas na infância acompanham as pessoas por toda a vida. Esse fato é objeto de pesquisas científicas na área da psicologia, onde comumente relata-se a formação da habilidade social dos adultos ainda quando jovens. Entretanto, não existem projetos nacionais sólidos buscando uma construção dessas personalidades. Assim, fica claro a importância de projetos de incentivo a prática esportiva, a leitura tendo como base tendo como base o desenvolvimento da saúde física e mental nas primeiras idades. Um outro fator a ser considerado é o fato da tecnologia não ser usada como aliada na formação de uma visão crítica dos pequenos adultos. Jogos de celulares e videogames devem ser pensados de forma a despertar a curiosidade das crianças e não as tornando sedentárias. Albert Einsten costumava dizer que ele não possuía talentos especiais, apenas era um apaixonado curioso. Logo, torna-se claro como a tecnologia deve ser empreendida, no Brasil, de forma a proporcionar uma infância saudável. Fica evidente, portanto, que a formação do cidadão brasileiro para diretamente pela preocupação com a saúde infantil. É indispensável, nesse sentido, a criação de um Plano Diretor Nacional – respeitando o Estatuto da Criança e do Adolescente- pelo governo buscando implementar centros com atividades que se preocupem com o desenvolvimento cognitivo e com a formação crítica dos mais jovens. Esses centros podem ser supervisionados pelo Ministério da Educação, que em conjunto com universidades públicas, estimularão estudantes de psicologia, pedagogia e educação física a realizarem palestras - envolvendo as famílias dessas crianças – debatendo o papel da tecnologia nesse processo e mostrando a importância da participação de todos na manutenção da saúde física e mental dos pequenos e . Dessa forma, o descaso socioeducativo no Brasil daria lugar a formação de jovens críticos cidadãos.