Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A relevância da música na educação

Redação enviada em 08/10/2018

Em uma sociedade marcada pela universalização de costumes e produtos, a música democratizou-se, e encontra-se presente na vida da maioria das pessoas, sendo tema de debate o seu uso na educação. Sancionada em 2008, a Lei 11.769 determina a obrigatoriedade do ensino da música em escolas. Embora obrigatório, o ensino da música ainda é precário em muitas escolas do país, sejam elas públicas ou privadas, o que demonstra a falta de conhecimento sobre a relevância da música no ensino, a qual pode contribuir com o desenvolvimento de habilidades multidisciplinares e capacidades cognitivas, entre outros, o que deve ser estimulado. Em primeira análise, cumpre salientar que os benefícios adquiridos com o ensino da música são os mais diversos possíveis. Dentre eles, a música permite novas formas de ensino, como pode ser visto em relação à matemática e ao raciocínio lógico. Estudos demonstram que o desenvolvimento de habilidades na música ajudam na educação de tais matérias por meio da utilização da mesma área do sistema nervoso. Dessa forma, embora muitos acreditem que aulas de música são perca de tempo e desnecessárias, a música pode contribuir com o ensino de matérias muitas vezes desprezadas pela maioria, expandindo a área de conhecimento dos alunos e o interesse por matérias pouco apreciadas. Também convém lembrar que o estímulo proporcionado pela música não se aplica apenas a matemática. O desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes é otimizado, além do uso dos sentidos e da criatividade. E o melhor, além dos alunos serem rodeados pela música em seu dia a dia, a música permite o aprendizado independente do estilo musical utilizado nas aulas. Desse modo, a possibilidade de diversificação e adequação da música ao estilo do professor e dos alunos permite a criação de um ambiente de interesse estudantil, tornando a educação prazeirosa para muitos alunos, os quais muitas vezes não gostam das aulas ou não encontram aplicações diretas das matérias estudadas em sua vida fora das salas de aula. Depreende-se, portanto, que a fim de estimular o uso da música no ensino, o Ministério da Educação, em união às escolas, deve promover palestras para alunos e professores sobre a importância da música na educação e as diversas formas de aplicação de tal em aulas, além de projetos de incentivo ao aprendizado da música, como a criação de olimpíadas e concursos onde a música deve ser utilizada, premiando escolas e alunos e apresentando os benefícios nas mais diferentes áreas da vida dos alunos. Ademais, a mídia deve contribuir com a disseminação da relevância da música, por meio de programas e propagandas televisivas que divulguem tais concursos e os impactos da música na educação de muitos. Somente assim, a relevância do ensino da música será conhecida, sem a necessidade de uma lei que a obrigue.