Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A relevância da música na educação

Redação enviada em 30/08/2018

Promulgada pela Assembleia Nacional Constituinte, a Constituição brasileira de 1998 encontra-se no topo do ordenamento jurídico. No entanto, quando se discute a relevância da música da educação, vê-se um desrespeito à Carta Magna e às suas assegurações, e essa problemática permanece intrínseca à realidade do país, seja por falta de investimentos governamentais, seja por um preconceito por parte da sociedade. É indubitável que a questão legislativa e a sua aplicação estejam entre as causas do problema. De acordo com o artigo 205 da Constituição, é explanado o dever do aparato social brasileiro promover a cultura e a educação de qualidade a toda população brasileira. Contudo, a falta de incentivos ao uso da música na educação faz com que esse direito não seja assegurado a todos, sendo o principal motivo a falta de professores capacitados em lecionar o ensino musical em sala de aula. Dessa forma, diversos estudantes não tem acesso ao ensino da disciplina Música, o que, por conseguinte, tem distanciado a população brasileira de um dos principais mecanismos educacionais. Outrossim, o preconceito da sociedade a alguns estilos musicais é outro fator impulsionador do problema. Segundo Caetano Veloso, um dos idealizadores do Tropicalismo, principal movimentos cultural brasileiro na década de 60, o funk e o sertanejo são a nova Tropicália. Parafraseando Caetano, é possível perceber que o Brasil, no século XXI, entrou em uma nova forma de manifestação cultural popular. Entretanto, ainda há, no país, uma grande recusa em aceitar ou utilizar esses estilos musicais em sala de aula. Por outro lado, muitos professores utilizam a paródia musicail como um novo mecanismo de ensino, tornando a educação mais prazerosa para os jovens. Nesse panorama, pode-se perceber que, a música, quando bem utilizada, pode trazer diversos benefícios à educação brasileira. Impende, portanto, que o direito a cultura e educação de qualidade seja assegurado a todos - como delineia a constituição. Sendo assim, cabe ao governo federal, por intermédio do MEC, criar um Programa Nacional de Incentivo a Musica, para que, de fato, seja assegurado a presença da disciplina Música na carga horária escolar dos estudantes, com o fito de promover o acesso do jovem a cultura brasileira. Além disso, por meio desse Programa, seja criadas campanhas de busca, em conjunto com professores de todo o país, de novos métodos educacionais que utilizem a musica para a modernização do aprendizado. Com essas medidas, o Brasil poderá promover melhorias no que tange a educação e a cultura no país.