Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A relevância da música na educação

Redação enviada em 17/08/2018

No período da Idade Média, a música era demasiadamente utilizada por menestréis para relatar fatos reais ou imaginários, sendo, portanto, um trabalho de grande valia que foi perdendo força ao passar dos séculos. A música está intrinsicamente ligada a vida cotidiana, seja nos sons da natureza ou quando as pessoas ouvem uma canção a caminho do trabalho ou escola, além disso, ela possui características importantes, como a estimulação dos sentidos (concentração, memorização, entre outros.), demonstrando-se significativo no meio educacional. Durante o mandato de Lula, foi aprovada uma lei que obrigava as escolas de ensino básico a aplicar o estudo da música em suas grades curriculares, independendo da maneira com que fosse empregado. O objetivo seria estimular os alunos a aumentarem a capacidade de criatividade e integração, desse modo os estudantes desenvolveriam aptidões interdisciplinares, como a sensibilidade de compreensão de uma canção ou de matérias teológicas. Dessarte, o englobamento das matérias básicas com a música foi benéfico para maior ampliação conectiva dos alunos. Contudo, mesmo com o sancionamento da lei, as instituições educacionais tiveram dificuldades de colocá-la em prática devido à escassez de profissionais qualificados para lecionar. Esse fato deve-se em razão principalmente da alta desvalorização da carreira de professor de música. Ademais, diversas escolas públicas não possuem infraestrutura e material didático que dê suporte as aulas, pondo em xeque a viabilidade do ensino dessa matéria. Em suma, dada a relevância da música no meio educacional, é imprescindível que a Secretaria Especial de Comunicação Social elabore métodos que atraiam pessoas para a carreira de lecionador de música, dessa forma a disciplina poderá ser tratada de forma mais adequada e não apenas acoplada à outras matérias, trazendo um maior entendimento sobre o assunto. Outrossim, são necessários investimentos por parte do Ministério da Educação em instituições escolares que se encontram carentes de meios para a integração da matéria, destarte, tanto os alunos de escolas particulares, como os de escolas públicas terão o direito de obter conhecimento desse instrumento essencial de aprendizagem.