Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A relevância da música na educação

Redação enviada em 15/08/2018

Há relativamente pouco tempo, a legislação brasileira impôs como obrigatório o ensino de Música na educação básica. Contudo, nesse caso, o que é previsto na lei não se concretiza na prática: a precarização dos cursos profissionalizantes nessa área e a carência de professores formados barram a efetividade das aulas dessa matéria. Diante dessa problemática, é imprescindível a união entre universidades e Estado. A Música foi implementada no currículo escolar devido à sua alta capacidade de desenvolver nos alunos a sensibilidade, habilidades pessoais e a integração. No entanto, a má formação dos professores, resultante do sucateamento e baixa qualidade dos cursos oferecidos, impede que as aulas se convertam nos benefícios que essa matéria pode trazer. Assim, no lugar de promover a consciência sócio-cidadã, o melhor desempenho do aprendizado e qualidades humanas e pessoais (como a cooperação e a sensorialidade), apenas ocupa-se tempo de aula, sem que ela adquira importância educacional e curricular. Outrossim, a baixa oferta desses profissionais no mercado de trabalho deve-se à desvalorização da sociedade quanto à Música. Pautada na ideologia do lucro, a mentalidade social condena as atividades mais ligadas ao campo teórico do conhecimento, na medida em que estas se distanciam da concepção capitalista do trabalho. Renegados, os músicos encontram pouco espaço na sociedade e poucas oportunidades de emprego, tendo como única alternativa exercer ocupações intrinsicamente remetentes ao capital. Levando-se em consideração o mencionado, cabem medidas para a efetividade do ensino de Música. É dever do Estado, por meio do Ministério da Educação (MEC), construir cursos profissionalizantes em Música, e que sejam de qualidade, evitando a precariedade e o sucateamento vistos atualmente. Ademais, as instituições de ensino superior nacionais, com auxílio do MEC, devem promover campanhas que desconstruam a visão social desvalorizadora da formação e do ensino de Música, para incentivar a procura por esses cursos. Assim, pode-se fazer valer o constante na lei e formar cidadãos mais conscientes e unidos.