Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A relevância da música na educação

Redação enviada em 15/08/2018

A vida em uma favela não é nada fácil: em meio à rotina sofrida de quem não tem muita opção, os sons frequentemente ouvidos são oriundos de tiroteios, do clamor das crianças famintas e de pais que choram a morte dos filhos. Nesse ambiente, as dificuldades, o medo e a humilhação são presenças constantes, e o sonho de ser alguém desaparece no abismo social que separa os moradores das oportunidades. Entretanto, apesar dos inúmeros obstáculos, a esperança, personalizada em acordes musicais, passou a visitar os morros brasileiros com frequência, levando luz e possibilidade a diversos jovens, todos ansiosos por um futuro melhor. Ao contrário do que se possa imaginar, as comunidades pobres são redutos de grandes talentos, infelizmente tolhidos pela extrema necessidade, pela desigualdade social e pela violência urbana desmedida. Cientes disso, os gestores da organização não governamental ‘Ação Social pela Música do Brasil - ASMB’ resolveram atuar em algumas favelas brasileiras levando a música clássica até crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. De uma maneira totalmente inclusiva, os profissionais filiados à ASMB oferecem aulas sobre instrumentos musicais, prática orquestral e teoria musical. Esses ensinamentos, por sua vez, ultrapassam o comum pois são repletos de valores fundamentais à cidadania, tais como o empenho, a disciplina, e a convivência pacífica e respeitosa com os colegas de classe. Não obstante os ganhos citados, o aprendizado musical estimula nos jovens o empreendedorismo e a necessidade de aperfeiçoamento técnico no universo da música, passos fundamentais à profissionalização dos mais aptos. Por outro lado, os benefícios do ensino da música extrapolam os ganhos individuais, visto que as crianças e jovens mantém-se ocupados, longe das más influências e da criminalidade. Isto posto, não é demasiado afirmar que o ensino de música é sim um aliado relevante no combate à violência urbana, impedindo que o narcotráfico recrute mais adolescentes para os seus exércitos. Consequentemente, a música levada às favelas contribui diretamente para que as vidas dos jovens sejam preservadas, fato que agrega valor ao desenvolvimento futuro da nação. Ainda, a ASMB afirma que a prática da música clássica, em especial nas favelas, possibilita a dissolvição progressiva do estigma social caracterizado pela pobreza e marginalidade, substituindo-o por uma identidade cultural digna, repleta de potencial criativo e de contribuição cultural à sociedade. Em suma, a música desempenha papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e cívico do indivíduo, da mesma forma que catalisa melhorias sociais impactantes, devendo ser, portanto, condição ‘sine qua non’ de um ensino de qualidade. Logo, tendo em vista os inegáveis benefícios decorrentes do ensino da música, caberá às universidades especializadas o desenvolvimento de projetos sociais que permitam a distribuição de bolsas de estudo mediante a triagem e o recrutamento de crianças e adolescentes carentes que apresentem vocação para a área. Em contrapartida, o Ministério da Educação deverá incluir a prática musical como disciplina opcional no currículo nacional do ensino médio, permitindo a contratação de professores e à aquisição de instrumentos às escolas, a fim de permitir o acesso à prática musical daqueles que demonstrem interesse. Finalmente, uma vez que existam meios de acesso à arte, é possível que os sons oriundos do sofrimento vivido nas favelas sejam, enfim, abafados pelos acordes melódicos da esperança.