Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A relevância da música na educação

Redação enviada em 14/08/2018

Segundo Immanuel Kant, filósofo iluminista, a existência é moldada a partir das captações sensoriais que estimulam a psique humana a contextualizar fatos e ações que, quando esquematizados mentalmente, tornam-se objetos de formação da realidade humana. Nessa concepção empirista, a música é agente ativo perante a incitação dos sentidos do homem, uma vez que é capaz de transmitir além das palavras, sentimentos e ideias, contribuindo para formação do pensamento e, por conseguinte, para liberdade de expressão. De acordo com o Ministério da Educação, o ensino das artes, incluindo a música, no ambiente escolar é fundamental para edificação do espírito criativo nos educandos que, por conseguinte, estimula a integração cultural da comunidade escolar, estabelecendo uma esfera harmônica. Nesse cenário, os indivíduos tornam-se mais alegres e motivados a participar das atividades escolares, portanto, a musicalidade quando direcionada às práticas educacionais oferece resultados positivos sobre a didática dos professores e o aprendizado dos alunos. Consoante o Conselho Federal de Medicina (CFM) afirma que a música é uma excelente fomentadora da memória, fazendo com que os alunos obtenham melhor desempenho no currículo escolar. Outrossim, a música, de acordo com filósofo do romantismo alemão, Schopenhauer, é capaz de suprimir as angústias e a ansiedade. Essa perspectiva é evidente no meio escolar, visto que a pressão exercida pela necessidade de obter um bom resultado nos testes e no decorrer da vida acadêmica causam grande impacto psicológico nos alunos. Dessa forma, a musicalidade é uma via de fuga, possibilitando aos discentes uma maneira mais dinâmica de aprender, amenizando as tensões provenientes dessa atmosfera. Dessarte, indubitavelmente, medidas são necessárias para incorporar a música de maneira eficiente no ambiente escolar. O Ministério da Educação deve investir em projetos que promovam concertos musicais para os alunos e, também, em apresentações lúdicas que incorpore a participação dos próprios educandos, promovendo um espaço apto a acolher as habilidades artísticas dos estudantes, estimulando a criatividade e interatividade da comunidade acadêmica. Assim, os discentes encontrarão no meio educacional uma forma de estimular suas aptidões e, consequentemente, tornar-se-ão cidadãos e profissionais capacitados. Desse modo, a realidade edificada na psique humana será capaz de direcionar os seres humanos a uma existência harmoniosa.