Título da redação:

Mais Música, por favor

Tema de redação: A relevância da música na educação

Redação enviada em 16/08/2018

O psicólogo americano, Daniel Goleman, comprovou por meio de seus estudos que, de um modo geral, a inteligência humana possui diversas formas de se manifestar. Surgiu assim, a teoria das inteligências múltiplas. Segundo essa teoria, seriam sete os tipos de inteligência: lógico-matemática, cinestésica, musical, interpessoal, intrapessoal, linguística e naturalista. Hoje, uma reinterpretação da teoria, com o aprofundamento dos experimentos iniciais de Goleman por outros cientistas, fez surgir a tese de que, na realidade, o número de inteligências é maior dos que as sete imaginadas inicialmente. Sem querer entrar no mérito de cada tipo de inteligência pesquisado, é preciso reconhecer que uma escola completa é aquela que contempla as diferentes faces dos indivíduos e incentiva o seu desenvolvimento artístico, intra e interpessoal, o contato com o ambiente, o conhecimento do corpo, o caráter, a língua, os princípios morais, as relações lógicas na natureza. Enfim, a escola deve ser holística e contemplar o ser humano em sua totalidade. Isto posto, a música é a expressão pura do idioma aplicado. Muitos alunos dizem não gostar de poesia ou alegam não saber escrever. No entanto, uma parte dos que assim afirmam, são os mesmos que se esforçam para escrever uma letra de samba ou funk nas comunidades. Em que pese o preconceito que havia contra o samba no passado e que ainda existe em relação ao funk de hoje, em muitas letras pode-se notar rimas poéticas, repletas de significado, onde o autor comunicou suas emoções e se fez entender pelo público. Cazuza, Caetano Veloso, Nando Reis, Lulu Santos e outros, escreveram poesias que foram musicalizadas depois. É preciso demonstrar aos alunos que a língua é viva e que ela se manifesta de diversas formas. De modo a aplicar o proposto por Paulo Freire em seus livros, a partir da realidade do aluno, o professor pode expandir seu universo linguístico e por meio da música, introduzir os discentes no mundo da poesia e, finalmente, da leitura e da interpretação. Ele pode começar com as letras de funk das comunidades e continuar esse aprofundamento. Essa ação beneficiará outras disciplinas, afinal, grande parte da falta de aprendizado em matemática, história, geografia e conteúdos afins decorre da interpretação inadequada do texto ou da falta de leitura. Finalmente, pode-se concluir que o ensino nas escolas pode ser interessante e criativo. Deve, por meio da música, contemplar os alunos em todos os seus aspectos, beneficiando aqueles que já possuem a inteligência musical e os demais. Assim, será possibilitada a conexão entre a aprendizagem, a realidade dos educandos e o mundo atual.