Título da redação:

Dilemas na prática musical escolar

Proposta: A relevância da música na educação

Redação enviada em 22/08/2018

De acordo com escritora Ana Lúcia Scagnolato no artigo " A importância da música no desenvolvimento infantil ", a música não substitui o restante da educação ela tem como função atingir essencialmente, por meio do ritmo e som, o ser humano em sua totalidade. No entanto, não se verifica, muitas vezes, a relevância da melodia na realidade educacional brasileira. Dentre os principais motivos que obstaculizam a promoção da prática musical escolar, destacam-se a inobservância estatal e a falta de planos a nível local. A priori, é notório que a ausência de amparo do Estado é um empecilho. Isso decorre, lamentavelmente, devido a falta frequente de infraestrutura de amplo espectro para a inserção do ensino musical nas escolas e, por consequência disso, comprometendo o pleno desenvolvimento cognitivo, psicomotor e sócio-afetivo dos discentes. Tal situação rompe com o conceito rousseauniano de " Contrato Social", em que o Governo, por meio do poder, manteria as regras e vantagens igualmente para todos. Logo, é imperioso a criação de mecanismos para a promoção do direito à educação musical de forma cabal. Além disso, nota-se, ainda, que a carência de programas a nível regional é um entrave. Isso acontece, infelizmente, porque muitas vezes, sobretudo em instituições públicas de ensino da periferia dos grandes centros urbanos, não há projetos políticos-pedagógicos para o ensino da musicalização, como cursos de iniciação musical, tecnologia em música, canto e coral. Tal panorama crítico vai de encontro da Lei 11769/2008, na qual preconiza a obrigatoriedade da melodia nas escolas de educação básica. Dessa forma, é necessário, em regime de urgência, a elaboração de planos para efetivação na norma constitucional. Infere-se, portanto, que a adoção de medidas capazes de promover o ensino melodioso na educação torna-se imprescindível. Faz-se necessário que o Governo, na figura do Ministério da Educação, em consonância com a iniciativa privada, crie um programa, com abrangência nacional, que prima essencialmente na construção de espaços adequados e apropriados as condições individuais, com o escopo de abarcar comodamente docentes e aprendizes. Ademais, as Secretaria Municipais de Educação, em parceria com as escolas, devem elaborar projetos, a nível local, composto por uma equipe de profissionais multidisciplinares, que paute fundamentalmente em desenvolver e introduzir novas formas metodológicas e didático-pedagógicas no meio educativo, com a finalidade de utilizar a música como aliada no processo de desenvolvimento integral do aluno.