Título da redação:

A música mobilizadora do desenvolvimento.

Tema de redação: A relevância da música na educação

Redação enviada em 19/09/2018

A música, no Brasil, se deu pela incorporação de estilos musicais, durante o período colonial, ocasionada pela vinda de escravos africanos, de colonos europeus e pela presença da população indígena. Essa mistura incorporou o que hoje é o repertório musical e cultural que compõem o panorâma brasileiro. Essa miscigenação, principalmente musical, representa, uma linguagem de comunicação universal que, infelizmente, é acessível somente a uma pequena parcela da população geral. Desse modo durante o final do século XX, o Governo brasileiro teve o objetivo de expandir a musicalidade por meio das escolas. Eles tinham em vista possibilitar acesso musical a todas as camadas populares, o que não é visto na prática até hoje. A Lei 11.769, sancionada pelo presidente Lula, em 2008, determina que todas as escolas, obrigatoriamente, deve ter o ensino musical. Mesmo após 10 anos, ainda não é observado, em grande parte das escolas pelo país, principalmente no setor público, qualquer forma de programa curricular de ensino, ou mesmo incentivo. Somente nos últimos anos, projetos sem fins lucrativos criados por musicistas, como o projeto Música que salva implementado nas favelas cariocas pela musicista Fiorella Solares, têm por objetivo resgatar jovens de ambientes violentos e retomá-los no âmbito escolar. A necessidade de implementar o ensino musical não é só pelo resgate da criança e do adolescente mas, também, pelo seu desenvolvimento pessoal. Qualquer experiência com música possibilita o desenvolvimento dos sentidos, da interpretação contextual, da análise do conteúdo musical, do raciocínio matemático, da interação social, além de permitir uma certa facilidade na aprendizagem das demais matérias curriculares. Dessa forma, fica evidente a necessidade de ensinar música nas escolas. Logo, o Ministério da Educação, juntamente com o MEC, deve promover uma nova reforma curricular de forma a colocar em prática a lei que obriga o ensino de música nas escolas por meio de investimento na formação de professores em universidades, ficalização do cumprimento da lei e financiamento estudantis. O Ministério da Cultura, juntamente com ONGs, deve organizar projetos musicais sem fins lucrativos com intuito de espalhar música para as diversas camadas sociais.