Título da redação:

Redação sem título.

Proposta: A relação entre as crises brasileiras e a consciência política na sociedade

Redação enviada em 11/08/2017

Em Atenas, berço da democracia, os cidadãos atenienses reuniam-se na ágora para discutir a respeito de medidas a serem implementadas na cidade, evidenciando o alto grau de envolvimento deles na política. Entretanto, esse cenário está longe da realidade brasileira. Porquanto, expressiva parcela da população não possui a consciência política necessária para o combate eficiente à corrupção, grande causadora das diversas crises que o Brasil enfrenta atualmente. É evidente que a escassez de entendimento político na população do Brasil, tem ampla relação com o precário sistema educacional. Segundo Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Sob tal ótica, a ausência de um ensino escolar adequado e o diminuto hábito de ler, presentes no país, tornam o brasileiro empobrecido de um pensamento mais crítico acerca da sociedade. Com efeito, ao cair no senso comum, fica incapaz de visualizar as falhas políticas, não despertando desejo de mudança e de envolver-se politicamente. Ademais, a pequena participação popular na política do Brasil, permite a manutenção do poder nas mãos de uma elite. Aristóteles já dizia: “O homem é um animal político.”, frisando a necessidade dele de possuir fortes relações com o meio político. Todavia, isso não constitui uma realidade de grande parte da população, sendo possível evidenciar pouco conhecimento acerca das estruturas políticas pela mesma, além da falta de um olhar crítico para com a sociedade. Consequentemente, esse fato facilita mecanismos de corrupção e uso indevido do dinheiro público, desembocando em diversas crises dos mais variados âmbitos. Desse modo, percebe-se a forte relação entre a empobrecida consciência política dos brasileiros e as crises atuais do país, inferindo-se a necessidade de medidas para contornar esse impasse. Uma intervenção viável é a construção obrigatória de bibliotecas nas escolas, protagonizada pelo Ministério da Cultura, acompanhada de campanhas nos meios de comunicação incentivando a leitura, a fim de oferecer de forma ampla uma das principais fontes de desenvolvimento do pensamento crítico: O hábito de ler. Outrossim, o MEC deveria tornar obrigatórias no Ensino Médio aulas de atualidades, com o objetivo de manter os alunos à par dos acontecimentos do Brasil e do mundo, tirando-o, de certa forma, da alienação. Só assim, será possível diminuir a frequência de crises no Brasil e minimizar o impacto delas sobre a população.