Título da redação:

Redação sem título.

Proposta: A relação entre a responsabilidade social e os resíduos urbanos no Brasil

Redação enviada em 06/03/2016

A observância ao meio ambiente é algo recente no Brasil, pois a industrialização tardia retardou a produção de resíduos urbanos em larga escala, como já acontecia no continente Europeu. Em contrapartida, nos tempos hodiernos, é sabido que a poluição é um grande imbróglio, sobretudo nas grandes cidades . À vista disso, é um desafio fomentar uma postura reflexiva acerca das responsabilidades concernentes à manutenção e à perpetuação, para essa e próximas gerações, de um ecossistema saudável para todos. É interessante destacar que não basta apenas investir em melhorias técnicas (contratação de garis, novos caminhões de lixo, construção de aterros sanitários), porquanto a radicalidade deste processo está na educação. É comum que, mesmo com um sistema eficaz de recolhimento de resíduos, o cidadão jogar seus rejeitos em lugares nada apropriados, entre eles: a rua, rios, lagos etc. Ou seja, isso demonstra que é escassa a consciência de espaço, por onde transitam outros agentes, bem como a noção de coletividade, tal escassez só será suprimida com a instrução. A ação social, como diz Max weber : " Uma ação que leva em consideração ações ou reações de outros indivíduos" é a base teórica que propõe a necessidade da instrução e iniciativa. Como exemplo, um indivíduo educado para viver em comunidade influenciará com suas atitudes benéficas ao meio ambiente, outras reações também benéficas. Os filhos, não em sua generalidade, assimilam como os pais se portam na sociedade e internalizam as ações que deles provém. A frase: " por que fazer se ninguém faz?" é muito pertinente nessa análise, pois o ser humano sempre precisa de um exemplo a ser seguido. Nesta perspectiva, e necessário um maior comprometimento do individuo perante à sociedade, tornar-se responsável pelos atos que degradam a vida em conjunto, como a poluição por resíduos sólidos. Para tanto, o individuo precisa ser educado, é importante que uma matéria, já retirada da grande curricular, " Educação cívica" retorne , também é salutar as palestras ministradas sobre este assunto nas escolas, com profissionais qualificados que possam transmitir a importância de resguardar a natureza das intervenções humanas.