Título da redação:

Conscientização e redução de resíduos urbanos

Tema de redação: A relação entre a responsabilidade social e os resíduos urbanos no Brasil

Redação enviada em 06/09/2016

É de conhecimento geral que com a industrialização e a tecnologia evoluíram muito, com isso há técnicas muito avançadas para a produção de qualquer tipo de bem material. Contudo, observa-se que tanto a produção quanto a comercialização de bens de consumo ainda são baseadas em métodos extremamente degradantes para o meio ambiente. Cada dia mais pesquisas são feitas com relação à degradação do meio ambiente e, com isso, constata-se que se todo mundo mantivesse os mesmos hábitos de consumo das classes A e B brasileiras seriam necessários mais três planetas Terra para satisfazerem esse padrão de consumo, como apontado pela ONG WWF- Brasil. Desse modo percebe-se que diminuir o consumo, e consequentemente, diminuir a geração de resíduos urbanos, é imprescindível para o bem estar de todos. Visto que é o consumo desenfreado de bens de consumo não duráveis (e alguns que deveriam ser duráveis mas que são programados para obsolecer) que gera um grande acúmulo de resíduos, em sua maioria não degradáveis ou com um período de degradação muito longo, como o plástico que demora cerca de 400 anos para ser totalmente degradado, que destroem a natureza, deve-se diminuir o consumo para diminuir- se os resíduos. ONGs como o Greenpeace e o WWF- World wildlife found- têm um papel imprescindível na realização de pesquisas e disseminação de informações sobre a interação do homem com o meio ambiente, inclusive dos malefícios que a superexploração de matérias primas e grande geração de lixo causam. Assim a melhor forma de reequilibrar a relação homem- natureza é por meio da informação dos impactos que o mesmo causa na natureza, por exemplo, ao consumir plástico, que, depois de usado, pode ir para os oceanos e matar tartarugas marinhas que comem as sacolas plásticas por parecerem com algas. Pode-se destacar que o mercado, que produz os bens de consumo, produz o que o consumidor compra e com a conscientização do consumidor, ele passaria a consumir apenas o que é produzido de maneira ecológica e com baixa geração de resíduos durante sua produção, obrigando as empresas a se adequarem a esse padrão de consumo. O único modo de se estabelecer um equilíbrio entre a geração de resíduos e a responsabilidade social é por meio da conscientização dos consumidores, só assim a quantidade de consumo e , consequentemente, de geração de lixo, podem diminuir. Para que isso ocorra ONGs que promovem pesquisas sobre o meio ambiente devem receber mais investimentos, com estímulos governamentais, como dedução do imposto de renda de valores, comprovadamente, doados a essas ONGs.