Título da redação:

O trabalho infantil

Tema de redação: A realidade do trabalho infantil no Brasil

Redação enviada em 01/10/2016

O trabalho infantil não é um problema atual, desde os tempos da revolução industrial crianças já trabalhava nas fábricas. No Brasil, o trabalho infantil continua sendo uma realidade existente, tornando necessárias mudanças para resolver a questão. O filósofo Karl Marx disse que “O trabalho dignifica o homem “, sendo assim quando se trata em trabalho infantil envolve uma questão muito polêmica. De acordo com o ECA (Estatuto da criança e do adolescente) diz que crianças e adolescentes de 5 até 15 não pode trabalhar, e um direito ter uma boa saúde e uma boa educação. Porém a realidade é totalmente diferente cerca de 5.438 milhões de menores trabalham no país, em situações precárias e sendo exploradas e abusadas. Contudo caminhamos lentamente em direção uma Solução para o problema. Entretanto, muitos problemas dificultam a resolução do impasse. Por medo de seus filhos virarem marginais e envolverem com drogas na ruas, muitos pais acabam obrigando seus filhos irem trabalhar. Ademais, muitas crianças trabalham para ajudar nas despesas financeiras de seus familiares. Além do mais, muitas acabam deixando á escola de lado, para se dedicar ao serviço braçal, virando até analfabetos. Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao estado em parceira com o Governo federal reverter esse quadro, ampliando o tempo das crianças nas escolas, tornando-as integrais. Além disso, o MTE (Ministério do trabalho e do emprego) deve fiscalizar os locais de trabalhos, para garantir que crianças não estão trabalhando, investigando alegações e punindo os culpados de acordo com a lei. Por fim, de acordo com o filósofo Immanuel Kant "O ser humano é aquilo que a educação faz dele". Assim sendo o MEC instituirá nas escolas palestras ministradas por professores, psicólogos e grupo de discussão juntamente com os pais das crianças que discutam o combate contra o trabalho infantil, conscientizando-os que os pequenos devem estudar e não trabalhar, com o fito de interromper a perpetuação do trabalho na infância.