Título da redação:

Redação sem título.

Proposta: A questão do analfabetismo funcional no Brasil

Redação enviada em 26/07/2018

Indubitavelmente, a linguagem escrita é de suma importância para o funcionamento das relações sociais atualmente difundidas. Quando se tem, portanto, algum nível de dificuldade em transmitir mensagens e entender o que é dito através da escrita, o prejuízo ao pleno exercício das capacidades individuas e coletivas é explícito. No Brasil, o analfabetismo funcional está amplamente associado às dificuldades encontradas pelo país na área educacional, resultando em uma sociedade empobrecida culturalmente. Imprescindível ao desenvolvimento socioeconômico, a educação é alvo atual de políticas públicas, nacionais e internacionais, voltadas ao aperfeiçoamento de sua operacionalização. Entretanto, as escolas públicas brasileiras ainda enfrentam barreiras, principalmente relacionadas às insuficientes verbas destinadas ao aprimoramento de sua infraestrutura e remuneração de professores. Tal realidade interfere negativamente nas atividades desenvolvidas nas instituições de ensino, visto que não apenas traz hostilidade ao ambiente como também reduz qualitativa e quantitativamente os recursos disponíveis. Expoente filósofo da era moderna, Immanuel Kant afirma que o homem é aquilo que a educação faz dele. De forma análoga, as palavras ditas por Kant podem ser aplicadas no que tange ao analfabetismo funcional atualmente visto no Brasil. As precárias condições de ensino às quais é submetida significativa parcela da população resultam em desinteresse em desenvolver hábitos como a leitura e o pensamento crítico. São formadas, desta forma, pessoas capazes de decodificar o código escrito, porém inaptas à boa comunicação textual. É evidente, portanto, que medidas devem ser tomadas para resolver o impasse. Destarte, é fundamental que professores da rede pública de ensino sejam capacitados ao exercício de atividades que contribuam para o desenvolvimento do interesse literário nos alunos, a partir da inserção de obras contemporâneas e de linguagem acessível no currículo das disciplinas de literatura do ensino fundamental e médio. Embora insuficiente à completa resolução da problemática, tal ação é potencialmente benéfica à atenuação do analfabetismo funcional no Brasil, visto que confere aos educandos o hábito da leitura.