Título da redação:

O Brasil pré-moderno

Tema de redação: A questão do analfabetismo funcional no Brasil

Redação enviada em 25/07/2017

Em 1922, Lima Barreto já caracterizava o analfabetismo funcional em Cassi, personagem do romance Clara dos Anjos. Apesar de educado e pertencente à classe média, Cassi era quase incapaz de redigir cartas de amor. Atualmente, percebe-se que o número de analfabetos funcionais ainda é alto. Destarte, é válido analisar como o analfabetismo funcional prejudica o desenvolvimento profissional e, consequentemente, pessoal do brasileiro. Em primeiro lugar, é importante destacar o número e o perfil de analfabetos funcionais, bem como as consequências profissionais. Segundo o Indicador de Analfabetismo Funcional (INAF), 27% da amostra é analfabeta funcional. Além disso, uma parcela está em ensino superior e, até mesmo, no mercado de trabalho. Desse modo, é evidente que a inabilidade de leitura compreensiva, escrita e cálculo gera diminuição na produtividade, fato comprovado pela pesquisa americana da Conference Board, que revela a necessidade de apenas um trabalhador americano para produzir o mesmo que quatro brasileiros. Em segundo lugar, há risco de perdas e danos, não só em âmbito profissional, como também social. De acordo com o INAF, há uma parcela de construtores, reparadores de veículos, agentes da saúde e até mesmo educadores em quadro de analfabetismo funcional. Dessa maneira, é válido analisar que alguns danos materiais ou orgânicos poderiam ser evitados caso houvesse interpretação das instruções, contudo, só resta ao indivíduo agir por tentativa e erro, negligenciando instruções de segurança, perigo ou higiene. Fica claro, portanto, que o analfabetismo funcional é uma questão que afeta o desenvolvimento dos cidadãos brasileiros, ademais, como exposto por Lima Barreto, não está restrito apenas às classes baixas, embora, essas sejam as mais afetadas. Logo, é necessário que o Ministério da Educação viabilize uma educação concreta, por meio de cursos gratuitos de linguagens e matemática à população, assim, todas as classes sociais poderão ter acesso ao conhecimento sólido. Por fim, a escola deve promover gincanas, palestras e semanas dedicadas ao aprofundamento da interpretação de textos e resolução de exercícios aplicados ao contexto diário, dessa forma, previne-se futuros analfabetos funcionais.