Título da redação:

O analfabetismo invisível.

Proposta: A questão do analfabetismo funcional no Brasil

Redação enviada em 05/05/2018

No cenário brasileiro a educação sofreu diversas transformações, como com a ditadura militar, ícone na história do Brasil, por ser marcada por violência e repressão, desta forma, as consequências provenientes do regime militar ainda perpetuam na atualidade, como com o mapeamento das carteiras na sala de aula. Portanto, atualmente os indivíduos são, obrigatoriamente, inseridos no sistema de educação, podendo ser privado ou público, que por vezes não forma devidamente a pessoa. Assim, criando seres despreparados, e gerando analfabetos funcionais, ou seja, pessoas que não conseguem compreender textos curtos e cálculos, considerados simples em relação à complexidade. Desta forma, o analfabetismo funcional torna-se mais presente, tendo em vista aproximadamente 35 milhões de analfabetos funcionais no Brasil. Esse desastre é crucial para qualidade dos cargos no mercado de trabalho, visando o Exame Nacional do Ensino Médio, popularmente Enem, ser voltado para interpretação de textos. Com isso, somente os alunos completamente alfabetizados estarão mais propensos a serem aceitos. Considerando esse problema proveniente de um errôneo sistema de ensino. Outro fator agravante, do iletrismo funcional, é o fato desse transtorno prejudicar o IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, do país, pois um dos meios julgados para a classificação do índice é a educação, ou seja, o tempo estudado, em uma instituição destinada ao ensino, de cada indivíduo. Assim, o tempo estudado do ser é um indicador de analfabetismo tanto absoluto, quanto funcional; colocando o país mais distante de uma meta favorável referente ao IDH. Contudo, ainda há possibilidade de uma pessoa formada em um curso superior, ter analfabetismo funcional, sendo esse caso muito comum no Brasil. Em suma, o analfabetismo funcional assola a vida de muitos brasileiros, trazendo consequências para a vida deles, como com a perda de um cargo ou vaga em um lugar almejado, por não passar por certo teste proposto pelo local. Assim, o Governo Federal deverá disponibilizar cursos, com requerimento de professores aptos e voluntários, para atender a população que quer voltar aos princípios do conhecimento, para profissionalização e aprendizagem, melhorando e tornando acessível a introdução no mercado de trabalho. Além de que, o ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente, juntamente com o Governo Federal, deve analisar se as matérias presentes na grade curricular do Enem estão devidamente sendo passadas aos alunos. Com tais providências, o transtorno do analfabetismo funcional será reduzido.