Título da redação:

Incoerência heraclitiana

Proposta: A questão do analfabetismo funcional no Brasil

Redação enviada em 12/03/2018

Em meio a seus estudos ontológicos, o filósofo grego Heráclito atribuiu a essência da realidade às transformações. No entanto, a permanência de estigmas como os elevados índices de analfabetismo funcional no Brasil configuram um cenário certamente frustrante para o pensador. Nesse sentido, seja no âmbito pedagógico, seja na questão familiar, reverter tal quadro é imprescindível. O primeiro aspecto a se destacar é inerente às desigualdades sociais. Tidas como uma mazela histórica do país, as disparidades coletivas refletem na expressiva quantidade de analfabetos funcionais em voga no Brasil, uma vez que o desigual acesso à educação figura como uma rígida barreira à formação plena de cidadão críticos. Não é à toa, nesse ângulo, que, desde a Idade Antiga, Sócrates delegava à ignorância o princípio dos erros humanos. Sendo assim, o combate ao analfabetismo funcional deve partir do acesso equânime à educação. Ademais, cabe ressaltar o papel familiar na formação educacional. Na atual era da globalização, a presença dos pais na vida dos filhos é gradativamente reduzida, haja vista que muitos atribuem às escolas a função de alfabetizar e letrar. Contudo, o letramento, bem como o desenvolvimento da criticidade, abrange mais do que o ambiente escolar, mas também o cotidiano e os conteúdos acessados pelo indivíduo ao longo de sua formação. Dessa forma, torna-se evidente o dever dos pais nessa temática. Conforme disserta o pedagogo Paulo Freire, a educação detém a capacidade de transformar o ser. Diante disso, compete às esferas estadual e municipal do poder garantir a universalização da aprendizagem no Brasil, por meio da construção de escolas em zonas que carecem de tais estruturas, as quais efetivem a alfabetização de todos cidadãos, com projetos de leitura e interpretação de textos, de modo a corrigir antigos estigmas no país. Atrelado a isso, é dever dos pais participar ativamente na construção educativa de seus filhos, fomentando a leitura e desenvolvimento de posturas críticas diante de fatos cotidianos, para que, assim, todos indivíduos atinjam o nível pleno da alfabetização funcional. Destarte, nos caminhos da educação, criar-se-á um legado pelo qual Heráclito se orgulharia.